Trilhos de trem são afetados pelo frio? 

FATO ou FAKE?

Redação 360 20/06/2023

O problema de dilatação dos metais  é um desafio para as ferrovias devido  à expansão e contração térmica dos trilhos, se expandem quando aquecidos e se contraem quando resfriados. Tais variações podem comprometer os trilhos!

A variação térmica causada pelo resfriamento ocasionou fissura em  um dos trilhos de trem perto de Porto Alegre/RS. Mas outras ferrovias ao redor do mundo enfrentam desafios semelhantes devido à dilatação dos metais. Veja a seguir! 

Sul do Brasil

A variação térmica afeta os metrôs  do Rio de Janeiro e São Paulo.  Mas esses trilhos projetados levando em consideração essa variação de tamanho e são instalados com dispositivos, como grampos, que permitem que eles se ajustem às mudanças dimensionais. 

RJ e SP

Para manter os trilhos aquecidos, utiliza-se um sistema de encanamento de gás com bicos ao lado dos trilhos. Esse sistema gera pequenas chamas quando a temperatura fica negativa, evitando que o frio rompa as conexões entre os componentes de metal. 

Estados Unidos

Equipamentos são utilizados para remover a neve dos trilhos e são empregados aparatos de ventilação  em alta temperatura para derreter o gelo que se acumula entre os metais. Além disso, produtos químicos, como líquidos e géis específicos, são aplicados nos trilhos. 

Reino Unido

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.