Tecnologias para construção civil 

Copa do Mundo FIFA 

Redação 360 10/11/2022  

Neste Copa do Mundo 2022, tanto jogadores com suas comissões técnicas quanto torcedores e residentes devem aproveitar as tecnologias desenvolvidas para a ocasião. Começamos analisando as novidades na área da construção civil!  

Uma solução preparada pelo Catar são os hotéis flutuantes para a Ilha Qetaifan do Norte. Serão  16 construções no total, cujos quartos vão somar com os mais  de 40 mil quartos já disponíveis  na capital, Doha.  

Aldeias de fãs 

Os estádios receberam tetos retráteis, que vão deslizar, abrir ou fechar, a depender das condições climáticas severas durante o evento. A ideia é “aliviar” o uso de energia e água, necessários para a refrigeração das instalações. 

Tetos retráteis 

As maquetes físicas dos modelos, antes de serem erguidas, foram submetidas a testes em túnel de vento. Assim foi possível obter dados sobre possíveis medidas a serem adotadas para refrigerar melhor cada local.  

Túnel de vento 

Todos os estádios vão ser iluminados com iluminação de LED, que deve mudar de cor e fazer um lindo jogo de luz para a abertura e encerramento do  torneio, mostrando diferentes tipos de efeitos. 

Luminárias de LED 

Os torcedores encontrarão mictórios sem água, que selam  a urina graças a um fluido à base  de óleo; vasos sanitários de descarga dupla; e torneiras  com desligamento automático  e arejadores que reduzem a quantidade de água que flui delas. 

Banheiros ecológicos 

Os estádios da Copa do Mundo 2022 são construções consideradas verdes, apesar de altamente sofisticadas. Elas conseguem economizar 45% de energia e 44% de água em comparação com outras obras da mesma linha. 

Estádios sustentáveis 

E o país fechou um acordo com a empresa britânica Arup, que desenvolveu um protótipo de sistema de resfriamento de ar com ar-condicionado que será instalado sobretudo nos estádios.  

Zonas refrigeradas