Maiores Engenheiros Civis

História do Brasil

Simone Tagliani 18/10/2022  

Olhando para o passado, percebemos quanto o trabalho de muitos engenheiros civis marcaram épocas e deixaram boas marcas em nossas vidas – sobretudo através de obras famosas, estudos e pioneirismos em técnicas construtivas!

Ficou famoso pela construção da Torre Eiffel, símbolo de Paris. Mas ele também contribuiu para a obra da Estátua da Liberdade de Nova York e até para o Farol de São Thomé, no Rio de Janeiro. 

Gustave Eiffel 

Formado pela USP. Chegou a ser prefeito de São Paulo, elaborou alguns projetos bem interessantes para reestruturação da cidade. Além disso, comandou a construção de importantes obras públicas. 

Francisco Prestes Maia 

Esse engenheiro, no segundo lugar no “100 Greatest Britons”, da BBC, é reconhecido como responsável pela construção da Great Western Railway, ligando a Inglaterra ocidental, e de um projeto não executado de um submarino-túnel. 

Isambard Kingdom Brunel 

Esse suíço construiu vários arcos de três articulações, lajes de assoalho sem emenda e teto em forma de cogumelo para edifícios industriais usando concreto armado. Um exemplo são as pontes Salginatobel e Schwanbach. 

Robert Maillart 

Conhecido como o “Colosso das Estradas”,  construiu estradas, pontes e canais, além de outros projetos em seu país natal, a Escócia. E foi o primeiro presidente da Instituição de Engenheiros Civis, com sede em Londres. 

Thomas Telford 

Este é o “Pai de pontes de ferro na América”, responsável pela primeira ponte ferroviária trapezoidal em Nova York, que já foi o maior dispositivo de pesagem usado para pesar barcos de canal com até 300 toneladas. 

Squire Whipple 

Primeira mulher engenheira civil dos Estados Unidos. Se especializou em estruturas de arranha-céus. Mas, certamente, o maior dos seus feitos foi a coragem de desafiar o preconceito de mulheres ingressarem nas engenharias. 

Elmina Wilson 

Precisou lidar com empregadores relutantes à sua contratação, no começo do século XX. Apesar dos desafios, conseguiu trabalhar por 30 anos no setor ferroviário. Inclusive, chegou a inventar um modelo de ventilador para entrada de ar fresco. 

Olive Dennis 

Esse notável engenheiro australiano foi supervisor do projeto Sydney Harbour Bridge. E foi dele a ideia de uma ponte suspensa para ligar Sydney e North Sydney. 

John Bradfield 

Alemão-americano, pioneiro no estudo de pontes suspensas a partir de cabos metálicos, também especialista na construção de fundações, e mais. Partiu dele a ideia da Brooklyn Bridge, símbolo da Engenharia Civil dos Estados Unidos. 

John Roebling 

Esse indiano serviu como projetista-chefe da represa Krishna Raja Sagara, que ajudou a transformar as terras áridas de Mandaya em terras agrícolas. 

Mokshagundam Visvesvaraya Kue 

Desenvolveu ideias notáveis para estruturas, maquinário, ferramentas construtivas, pontes, bombas hidráulicas e muito mais. Muitos desses projetos não foram construídos, mas influenciaram várias gerações de engenheiros. 

Leonardo Da Vinci