Redação 360 30/09/2024
As mudanças climáticas têm elevado as temperaturas, impulsionando as vendas de ar-condicionados, mas esses sistemas emitem gases de efeito estufa. Engenheiros buscam soluções mais eficientes e sustentáveis, que agrave menos o aquecimento global.
Inovações como as MOFs capturam umidade e utilizam o calor residual para desumidificação. Isso reduz em até 40% o consumo energético dos aparelhos de ar-condicionado, tornando o processo mais eficiente.
O uso de membranas seletivas para filtrar o ar antes de resfriamento reduz a necessidade de resfriamento ativo, tornando os ar-condicionados mais eficientes e economizando energia.
Benjamin Child
Substituir hidrofluorocarbonetos (HFCs) por dessecantes líquidos e evaporação permite economizar até 90% de energia, controlando separadamente a umidade e a temperatura, ideal para climas secos e quentes.
Ar-condicionados modernos armazenam energia em forma de gelo durante baixa demanda, usando-a para resfriar quando necessário. Isso diminui custos e emissões de carbono associadas ao uso de eletricidade.
Douglas Sheppard
Imagens extraídas do artigo original ou com licença gratuita na plataforma Wordpress.