Megaprojeto de engenharia de hotéis e casas na Arábia Saudita 

Turismo sustentável

Simone Tagliani 09/01/2024

Iniciativas impulsionam o PIB não petrolífero da Arábia Saudita.  Prevê-se um significativo crescimento turístico no país, com investidores engajados na engenharia para desenvolver projetos luxuosos e sustentáveis, como o Red Sea Project. 

Integrado à Saudi Vision 2030,  o ambicioso Red Sea Project,  com 6 hotéis e 3 mil quartos, busca diversificar a economia. Com 28 mil km², incluindo ilhas no Mar Vermelho, enfrenta desafios ambientais devido à diversidade de ecossistemas presentes na área de construção.  

Projetado pelo renomado escritório Foster + Partners, o Red Sea Project promete sustentabilidade. Prevendo milhares de empregos e lucros de cinco bilhões de dólares até 2030, prioriza ações como uso de materiais locais, como madeira, para preservar o ambiente e minimizar impactos na paisagem natural. 

No Red Sea Project, edificações estratégicas em Shura protegem  contra erosão, enquanto Desert Rock adota construção árabe tradicional. Destaca-se o maior grid de armazenamento solar, otimizado por simulações digitais e digital twins para análises em tempo real. 

Com mais de 50 resorts, 8.000 quartos e 1.000 residências, o Red Sea Project prevê atrair 100 milhões de visitantes anuais até 2030.  Equilibrando modernidade e preservação ambiental, é um modelo de engenharia e ecoturismo que pode inspirar outros países.

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.