Erros de engenharia 

Maiores incidentes

Simone Tagliani  08/08/2022 

Os especialistas também podem cometer descuidos. Infelizmente, quando se trata de erros de engenharia, as consequências geralmente são catastróficas, como já foi mostrado pela história. Veja a seguir! 

Construída na Itália. Seu projeto foi feito sobre uma base instável, por isso a forma caída. Ao longo dos anos, os engenheiros estudaram como compensar esse erro. Por hora, os esforços são para assegurar que ela continue de pé. 

Torre de Pisa 

Em 1857, o sino do Parlamento de Londres rompeu. A peça precisou ser refundida e moldada novamente, mas também se rompeu. Depois se descobriu que a causa era que o pêndulo central era pesado demais para a estrutura. 

Big Ben 

Em 1919, houve o “Grande Dilúvio de Melaço”, quando um tanque da produtora de etanol Purity Distilling explodiu. Um erro de não engenharia, pois a empresa não havia contratado profissionais qualificados para confeccionar a estrutura. 

Boston 

Essa ponte pênsil, desde a sua construção, já oscila com o vento e movimento de veículos. Mas forças aerodinâmicas a tornaram mais vulnerável. Depois de quatro meses inaugurada, a estrutura desabou. Seu colapso foi em 1940. 

Tacoma Narrows 

Em 1986, aconteceu esta catástrofe na Central Nuclear de Chernobyl. As hastes controladoras que deveriam controlar as reações em cadeia que acontecem com o Urânio-235 falharam, resultando em uma explosão química. 

Chernobyl 

Esse era para ser o primeiro ônibus espacial da NASA, lançado ao espaço em 1986. Durante a decolagem, as juntas de borracha que vedavam o lado direito do foguete de combustível sólido falharam no ar, gerando uma combustão e explosão. 

Challenger 

Em 2005, essa cidade, abaixo do nível do mar, ficou inundada após a passagem do furacão Katrina. Os engenheiros do município não consideraram a má qualidade do solo e as condições do sistema de diques e canais. 

Nova Orleans 

Quer saber mais detalhes dessas e de outras histórias? Então, confira a matéria original Lista Engenharia 360. O link encontra-se logo aqui abaixo!  

Outros exemplos