Como usar a Inteligência Artificial para aprender idiomas?

Como usar a Inteligência Artificial para aprender idiomas?

Saber falar outros idiomas, esse já não é mais um diferencial dos candidatados no mercado de trabalho.

Na verdade, para o preenchimento de muitas vagas, inclusive no setor das engenharias, essa habilidade é até um pré-requisito.

A fluência em inglês, por exemplo, pode abrir muitas portas aos profissionais nesse mundo globalizado em que vivemos - mais bem preparados para desafios técnicos e comunicativos.

E a novidade agora é que podemos usar a Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de aprendizado linguístico.

A IA para o aprimoramento da fluência em inglês

De acordo com especialistas, a Inteligência Artificial, incluindo chatbots como o Bard e o ChatGPT, pode contribuir para a compreensão das regras gramaticais.

Essas ferramentas não apenas traduzem textos como também são capazes de explicar estruturas complexas - basta dar comandos específicos para aprimorar a própria inteligência.

Vale destacar que até mesmo aplicativos de aprendizado conhecidos, como o Duolingo, já utilizam IA nas suas plataformas para alinhar seus materiais aos interesses dos alunos.

Por isso, não seria difícil no cenário atual um engenheiro encontrar um modelo de curso em inglês já funcionando com ajuda da IA, com uma abordagem mais bem personalizada para integrar aprendizado técnico com linguístico.

Prática de conversação e feedbacks precisos

A dica que apresentamos neste texto é que engenheiros simulem diálogos técnicos em inglês com os chatbots.

Por exemplo, solicitações de avaliações de possíveis conversas, identificação de erros em comunicações técnicas, geração de cronogramas de estudos compatíveis com suas demandas, etc.

Ademais, trocando essa ideia com a ferramenta, o profissional pode obter sugestões de filmes e livros em inglês, cujos temas são específicos e relacionados à engenharia.

Com tudo isso, é possível otimizar o aprendizado em inglês!

Algumas IAs dentro das plataformas de ensino de inglês foram configuradas para fazer demonstrações de como pronunciar termos técnicos.

Fontes: TechTudo.

Imagens: Os devidos créditos  encontram-se no artigo original do Engenharia 360.

Clique em SAIBA MAIS abaixo para ler o artigo completo

Este é um resumo do artigo

Clique em SAIBA MAIS abaixo

Veja outros artigos no nosso site