O Sambódromo no projeto original de Niemeyer  

E outros arquitetos 

Redação 360 09/02/2024

O Sambódromo do Rio de Janeiro, projetado por Oscar Niemeyer, completa 40 anos em 2024.  É um símbolo da arquitetura e cultura do Carnaval no Brasil, palco de desfiles de escolas de samba anualmente. 

Em 1983, Oscar Niemeyer entregou o projeto do Sambódromo do Rio de Janeiro, marcado por sua arrojada e moderna integração entre escolas de samba e espectadores, destacando-se pela originalidade. 

Diversos projetos foram considerados, como dos arquitetos Frederico Marchetti e Angela Cristina Goés de Aquino Fonseca, que apresentaram solução em outros endereço e com cobertura nas arquibancadas. Mas a visão de Niemeyer prevaleceu. 

Anunciada em 1983, a construção  do Sambódromo foi rápida,  concluída em 4 meses, com 1.690 operários trabalhando 24 horas por dia. O CREA-RJ supervisionou as atividades. 

"Em 1984, o Sambódromo  tornou-se um marco arquitetônico, surpreendendo com suas arquibancadas projetadas para grandes multidões durante o Carnaval. Para a engenharia, foi um exemplo de sucesso com peças pré-moldadas de concreto. 

Na execução, ficaram de fora algumas partes do projeto de Niemeyer.  Por exemplo, como o Museu do Carnaval, que funcionaria no espaço abaixo da Apoteose. 

O Sambódromo do Rio hoje é tombado pelo Iphan. Há planos para melhorias futuras, como novos espaços e iniciativas de preservação da história.

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.