Diferentes Tipos de Estruturas  de Pontes 

Engenharia Civil 

Simone Tagliani 15/09/2023

O Engenharia 360 compilou nesta publicação uma lista dos principais tipos de pontes na Engenharia Civil. Será que você conhece todos eles? Descubra! 

Silas Baisch

Utilizada em vãos pequenos e alturas limitadas, sem vigas de suporte, eficiente e rápida na construção, comumente em passarelas e pequenos viadutos urbanos. 

Ponte em laje 

Simples e eficaz para grandes distâncias, com plataforma apoiada por vigas que transferem esforços para pilares, usada em viadutos rodoviários. 

Ponte em viga apoiada 

Conexão engastada entre vigas e pilares, permitindo pilares mais esbeltos, adequada para alturas consideráveis, mas não para locais com recalques diferenciais. 

Ponte em quadros rígidos 

Ideal para espaços urbanos limitados e curvas acentuadas, com lajes superior e inferior interligadas por paredes de concreto, resistente à torção. 

Pontes em estrado celular 

Projetadas individualmente,  vencem grandes vãos sem pilares intermediários, com transferência de esforços através de tirantes ou pendurais. 

Ponte em arco 

Usam torres e cabos suspensos para sustentar o tabuleiro, vulneráveis ao vento, indicadas para grandes distâncias sem obstruir o tráfego marítimo. 

Ponte pênsil 

Cabos de aço presos diretamente  às torres, solução intermediária entre pontes suspensas e fixas, com diferentes formas de torres. 

Ponte estaiada 

Composta por treliças de aço ou madeira, eficiente para grandes vãos, popular em ferrovias e econômica. 

Ponte treliçada 

Apoiada em uma única extremidade, usa vigas ou treliças para distribuir  a carga, cobrindo grandes extensões sem a necessidade de cabos de sustentação, evolução na infraestrutura ferroviária. 

Ponte cantiléver 

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.