Os rumores são de que os cientistas teriam emitido alertas sobre um evento futuro que poderia causar interrupções generalizadas na Internet.
Mas será mesmo verdade?
A NASA está alertando sobre 1 apocalipse iminente da Internet que desativaria a Internet por meses. Mas será mesmo que estamos diante de um apagão na Internet?
A origem desse boato todo sobre "Apocalipse da Internet" remonta a um estudo conduzido por uma pesquisadora da Universidade da Califórnia em 2021, que discutia a vulnerabilidade dos cabos submarinos.
Esses rumores recentemente ressurgiram e se espalharam devido a uma reportagem do jornal britânico The Mirror, que usou um título sensacionalista para se referir ao estudo desse jeito, "Apocalipse da Internet".
Mas, embora especialistas apontem que uma interrupção generalizada da Internet devido a uma tempestade solar seja uma possibilidade real, saiba que as chances de isso ocorrer são baixas - e que mesmo com essas chances, não há indicação de que esteja iminente.
Devemos começar esta explicação destacando a importância de tudo que já foi compartilhado através das pesquisas com a sonda Parker Solar Probe, que têm como objetivo estudar o comportamento do Sol e entender como sua atividade afeta o espaço e a Terra.
Agora, o estudo conduzido pela Universidade da Califórnia e que viralisou nas redes está relacionado à vulnerabilidade dos cabos submarinos de fibra óptica, quando expostos a uma grande ejeção de massa coronal do Sol.
Uma supertempestade solar poderia, por exemplo, interromper a conexão de Internet internacional ao afetar os cabos, semelhante a fechar o suprimento de água de uma casa quebrando o encanamento da rua.
O Ciclo Solar 25 é o ciclo de atividade solar atual em que o Sol está passando atualmente.
Durante esse tipo de ciclo, é normal que ocorram erupções solares e ejeções de massa coronal, arrebentações na superfície solar que liberam partículas carregadas e nuvens de plasma magnetizado.
Todos esses fenômenos podem afetar a Terra de várias maneiras, incluindo o desencadeamento de tempestades geomagnéticas na atmosfera.
Essas tempestades podem causar interrupções nas comunicações e infraestruturas, como quedas de energia e danos a satélites.
No entanto, é importante destacar que um "Apocalipse da Internet", como anunciado, ainda nesse cenário seria altamente improvável.
Pois, embora essas tempestades possam ter impactos significativos, eventos extremos são raros e as agências espaciais servem para monitorar de perto a atividade solar para tomar medidas preventivas.
Só que a NASA jamais fez tal anúncio alarmante!
Portanto, as conclusões deste texto do Engenharia 360 indicam que não há motivo para pânico ou preocupação generalizada com um "Apocalipse da Internet" causado por uma tempestade solar.
Fontes: Tudo Celular, Olhar Digital.
Imagens: Os devidos créditos encontram-se no artigo original do Engenharia 360.