Redação 360 20/02/2023
A engenharia pode se beneficiar do grafeno de várias maneiras, devido às suas propriedades únicas. Algumas das aplicações possíveis do grafeno na engenharia são apresentadas a seguir!
O grafeno é um excelente condutor de eletricidade, o que o torna adequado para aplicações em eletrônica de alta velocidade, como transistores, circuitos integrados e dispositivos de armazenamento de dados.
A alta resistência e rigidez do grafeno tornam-no um candidato promissor para melhorar a resistência e rigidez de materiais compósitos, como plásticos reforçados com fibra de carbono.
O grafeno pode ser usado como um material de eletrodo em baterias de íon-lítio, o que pode aumentar a capacidade de armazenamento de energia e reduzir o tempo de carregamento.
O grafeno é sensível a uma variedade de estímulos, incluindo pressão, deformação e temperatura, o que o torna adequado para aplicações em sensores para monitoramento de saúde, detecção de gases e outras aplicações.
Uma das aplicações do grafeno, por exemplo, é sua adição em materiais compósitos de diversos produtos, com o objetivo de melhorar sua resistência e rigidez. Isso vai de embalagens à produção de próteses. Inclusive, agora ele também será usado de forma inédita em um novo capacete de moto da brasileira Taurus Helmets.
Imagens extraídas do artigo original ou com licença gratuita na plataforma Wordpress.