A ponte chinesa que quebrou  10 recordes mundiais 

Engenharia Estrutural 

Redação 360 16/08/2024

A obra Shenzhen-Zhongshan Link,  na China, é um complexo sistema de pontes e túneis marítimos. Ela quebrou dez recordes mundiais e conecta importantes cidades na província de Guangdong, reduzindo o tempo de viagem entre Shenzhen e Zhongshan. 

Inaugurada em junho de 2024, a estrutura utiliza pontes de aço de viga em caixa e um túnel imerso que passa por baixo do Rio das Pérolas. Duas ilhas artificiais foram criadas para suportar a estrutura das pontes, proporcionando uma base estável. 

Os engenheiros usaram concreto autoadensável e aço de alta resistência. A ponte e o túnel são monitorados por robôs com sensores. Há sistemas de combate a incêndios e exaustão de fumaça. E sistema de iluminação codificado por cores, orientando motoristas. 

A Shenzhen-Zhongshan Link quebrou recordes, incluindo o maior vão para uma ponte suspensa de viga em caixa de aço offshore, o túnel subaquático mais longo,a maior plataforma de ponte de aço com pavimentação de asfalto epóxi e o primeiro intercâmbio subaquático de vias expressas e aeroportos do mundo. 

Este projeto demonstra o potencial  da engenharia moderna. Com avanços tecnológicos contínuos, a China está  à frente na construção de estruturas cada vez mais complexas, prometendo um futuro próspero e inovador.

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.