Construção  civil 

Patologias Comuns 

Matheus Martins  27/06/2022

Patologias de construção civil se referem às “doenças” das construções, diversas origens. Algumas surgem devido ao tempo de uso das edificações; outras, são falhas construtivas ou de concepção de projeto. 

Às vezes, com risco de nível grave. Podem atingir entre 0,5 a 3 mm - pequena à acentuada gravidade; às vezes separando material em partes, atingir os elementos estruturais, até levando à ruptura. 

Rachas 

Muito ligadas à umidade; podendo se manifestar em diversos elementos prediais; por falhas de impermeabilização/estanqueidade, mecanismo de capilaridade, vazamentos, entre outras possibilidades. 

Manchas 

Manchas de aparência branca, em virtude do mecanismo de capilaridade da umidade conseguir transportar sais solúveis presentes nos materiais de construção, se depositando por fim nas superfícies. 

Eflorescência 

A corrosão das armaduras ocorre geralmente pela formação de cloreto no concreto ou na diminuição do pH do concreto, o que deixa a armadura desprotegida, então ocorre a corrosão. 

Corrosão 

A deterioração do concreto trata-se pela perda da capacidade de resistência, em função da forma aglutinada entre o cimento e os demais agregados, a exemplo de choques ou recalque de fundações. 

Deterioração