Recentemente, a Volkswagen lançou o VW e-Delivery, o primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido, testado e fabricado no Brasil. A empresa é uma das marcas de fabricantes de automóveis mais preocupadas hoje em dia com a redução do Dióxido de Carbono (CO2). Esse é o gás emitido em abundância pelos veículos movidos à combustão e que causa sérios problemas a saúde do planeta, principalmente através do efeito estufa. Saiba mais no texto a seguir!
A venda de veículos elétricos
O mercado de veículos sustentáveis e ecologicamente “corretos” está crescendo muito em todo o mundo. O VW e-Delivery promete zero emissões de CO2 e outros poluentes. Por certo, a responsabilidade pelo meio ambiente vai mais além, o usuário do veículo tem que fazer parte do processo também!
Além da redução de poluentes, os veículos movidos à propulsão elétrica garantem a economia de combustíveis fósseis - algo cada vez mais escasso. Um ciclo de testes de 45.000 quilômetros da Volkswagen demonstrou que caminhões a diesel chegam a consumir 10.000 litros de combustível para rodar o mesmo trajeto e emitindo mais de 34 toneladas de CO2. Então, ao todo, foram mais de 400.000 quilômetros de testes, com a participação de cerca de 150 engenheiros e técnicos brasileiros.
Concluiu-se que, na compra do VW e-Delivery, o usuário poderá optar por serviços próprios para modelos elétricos. Por exemplo, como o e-Fleet (plataforma de tecnologia em gestão de frotas), que permite a gestão e monitoramento da frota em tempo real, disponibilizando informações do veículo e da sua operação. A saber, o serviço pode informar, também, quanto de CO2 o próprio caminhão deixou de emitir!
Antônio Roberto Cortes, CEO da Volkswagem Caminhões e Ônibus, disse que o propósito da empresa é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas. Aliás, o programa ambiental da sua empresa, o Zero Impact Factory, tem como meta a redução do uso de recursos nas fábricas e a neutralidade climática até 2030. Já a meta no Brasil é reduzir o impacto ambiental na produção em 30% até 2025 (com base nos dados de 2010).
A fabricação do VW e-Delivery
A fabricação do VW e-Delivery contou com uma automação de 60% na armação da cabine. Também com uma tecnologia de reconhecimento automático, usando um chip embutido para a programação dos robôs. O motor elétrico utilizado é fabricado no Brasil pela Weg. E, por fim, os componentes das baterias são trazidos pela VW Caminhões e finalizados aqui no país pela CALT e pela Moura.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
As versões do VW e-Delivery
O VW e-Delivery é fabricado em duas versões, uma com 11 e outra com 14 toneladas de peso bruto total. Assim:
- O VW e-Delivery 11 tem toneladas 4×2; pesa 10.700 kg; e carrega até 6.320 kg de carga útil somada à carroceria.
- O VW e-Delivery tem 14 toneladas 6×2; pesa 14.300 kg; e, somada à carroceria, carrega até 9.055 kg, sendo a recordista de carga entre os elétricos do Brasil. Ele possui uma suspensão pneumática que permite suspender um dos eixos gerando mais economia no dia a dia.
Os dois modelos vêm com motor síncrono (motor elétrico cuja velocidade de rotação é proporcional à frequência da sua alimentação) e corrente alternada. Isso é colocado na parte traseira do caminhão, alcançando 300 kW - equivalente a 408 cv - e com torque imediato de 219 kgfm. Além do mais, permite que o veículo arranque de forma tranquila e que tenha 96% de eficiência energética.
Uma das vantagens do uso de motor elétrico é escapar das restrições de rodagem de caminhões, que já está valendo em muitas cidades do país devido aos níveis de poluição gerados pelos motores a combustão. Fora que o motor do VW e-Delivery é bem mais silencioso, ideal para trabalhos noturnos e também diurnos, onde os ruídos são indesejáveis ou proibidos.
As baterias do VW e-Delivery
O usuário poderá adquirir o VW e-Delivery equipado com um conjunto de baterias de 600 V, com três ou seis módulos. Dependendo da autonomia necessária e a recarga de 80%, poderá ser realizada em até 45 minutos em uma conexão de recarga de alta capacidade. E ainda é preciso ressaltar que as baterias desses veículos são de íon lítio e têm autonomia de até 250 quilômetros. Detalhando melhor, sempre que o motorista pisar no freio, ou quando ocorrer uma desaceleração, as baterias serão recarregadas automaticamente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Observação: a Volkswagen também deve oferecer ao usuário uma consultoria para adequação e customização da infraestrutura elétrica; e dimensionamento do sistema que será utilizado para o recarregamento do VW e-Delivery.
Assim que o motor é acionado, a bateria recebe o comando da central de controle e compartilha com o sistema de gerenciamento (responsável por acionar o inversor de tração do motor elétrico). A força do motor é enviada ao cardan, que a distribui para o eixo trativo do VW e-Delivery. E, sem uso de transmissão, as rodas giram com a força do motor.
São outros sistemas elétricos e eletrônicos do veículo: de ar-condicionado, multimídia e tomadas de força, que também são acionados pela bateria que fica posicionada no centro do chassi.
O VW e-Delivery no mercado brasileiro
A Volkswagem está apostando na boa aceitação do VW e- Delivery no mercado brasileiro, já que alguns frentistas anunciaram suas compras. Empresas, principalmente do ramo alimentício, como, por exemplo, a distribuidora de bebidas Coca-Cola FEMSA Brasil, o frigorífico JBS e a Ambev estão interessadas nas vantagens de investir na renovação de suas frotas por veículos movidos a bateria, tornando-se clientes da VWCO. O preço do produto ainda é alto - 2,5 a três vezes mais do que o modelo diesel -, e varia conforme as configurações e autonomia. Mas a tendência é uma queda nos preços com o aumento da produção; a manutenção mais simples, com menor desgaste natural, também reflete no momento da decisão pela compra.
Veja Também: Veículos elétricos em um mundo pós-pandemia
Fontes: Revista Exame, Canal Solar, Auto Esporte, SEGS, Quatro Rodas, Auto Data.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.