Em 2019, tive a felicidade de visitar o campus da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e quero compartilhar com vocês toda a influência, realizações e prêmios dessa instituição que é uma das melhores do mundo.
Nascimento
A UCLA é uma universidade referência da Califórnia. Ela foi criada em 1919, mais de 100 anos atrás, e declara em seu site: “Desde a nossa criação, todas as realizações, todos os avanços, todos os saltos e obstáculos foram alimentados por nossa determinação inabalável de fazer a diferença. Desde nossos acadêmicos inovadores e pesquisas inovadoras até nossos atletismos recordes e centros médicos de primeira linha”.
Eu visitei brevemente o campus em um domingo nublado do inverno californiano, e pelo local estavam espalhadas dezenas de placas comemorativas dos 100 anos de instituição, exaltando todas as conquistas e realizações do 1º século de história. Vamos conferir algumas delas?
Influência e conquistas
Ela pode não ser tão famosa com suas criações como a Universidade de Stanford, todavia sua influência no mundo é indiscutível: a universidade tem em seu portfólio 3000 invenções e mais de 140 empresas foram criadas com tecnologia desenvolvida em seus campi.
Portanto vamos tomar conhecimento de algumas das inovações e conquistas da UCLA:
- O professor de engenharia Rajit Gadh desenvolveu tecnologia que está revolucionando o consumo de energia;
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- A professora de astronomia Andrea Ghez fez descobertas que estão remodelando nossa compreensão de como as galáxias se formam;
- O professor de ciência da computação Leonard Kleinrock liderou a equipe da UCLA que lançou as bases para a Internet atual;
- Foram os médicos da UCLA que reportaram os primeiros casos de AIDS no mundo em 1981;
- Dentre os alunos e pesquisadores da instituição contém nada menos que 14 vencedores do Premio Nobel!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Sobre a universidade
Atualmente a universidade conta com aproximadamente 45 mil acadêmicos de graduação e pós-graduação, e também oferece mais de 3.900 cursos em 109 departamentos acadêmicos.
A universidade exalta as vantagens de estudar e residir em Los Angeles: “UCLA é onde as oportunidades de estágio são abundantes na indústria do entretenimento e com grandes corporações como Boeing, Skechers, Nestlè e Dole. É uma paisagem cultural diversificada, onde você pode conhecer a Ásia, a América Latina e todos os outros lugares em uma única tarde. E, como estudante da UCLA, você terá todos os recursos e oportunidades para aproveitar tudo o que Los Angeles tem a oferecer.”
Consequentemente, por todos esses motivos citados, de acordo com o Newsroom.ucla.edu, em 2016 a UCLA foi a universidade mais aplicada entre todas dos Estados Unidos da América. Impressionante né?
Ex-alunos
Aqui vai uma listinha de alguns alunos que talvez conheçamos que estudaram na UCLA:
- Francis Ford Coppola (diretor de filmes como O Poderoso Chefão);
- Jim Morrison (cantor da banda The Doors);
- James Dean (ator de filmes como Juventude Transviada e Vidas Amargas);
- John Williams (compositor responsável pelas trilhas sonoras das séries Star Wars, Indiana Jones e Harry Potter);
Campus
Como a maioria das grandes universidades americanas, o campus é exuberante e gigantesco. Dentre edificações antigas e muito imponentes, ele conta com bibliotecas, esculturas, jardins, área residencial e muitas quadras e locais para esportes.
Aliás, esportes? Só a UCLA contém 261 campeões olímpicos, mais do que qualquer outra universidade americana, ganhando até de muitas nações! Por isso a cultura do esporte nos Estados Unidos é extremamente admirável, pois as pessoas começam a praticar e treinar todo tipo de esporte quando crianças, seguem durante toda a vida escolar, aumentando ainda mais na universidade onde são oferecidas diversas bolsas para os atletas.
Como vocês viram, é um lugar super interessante e especial de visitar, imagina o quão legal seria estudar aqui?!
Confira aqui algumas informações de como conseguir uma bolsas de estudo na UCLA.
Fontes: Estudar Fora; UCLA
Comentários
Júlia Sott
Engenheira Civil, formada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS; estudou também na Stanford University; passou um período trabalhando, estudando e explorando o Vale do Silício, nos Estados Unidos; hoje atua como analista de orçamentos ajudando a implantar novas tecnologias para inovar na construção civil.