Devido à pandemia de COVID-19, o trabalho colaborativo e a prática do home office foram essenciais e ainda são para os prosseguimentos em trabalhos e serviços. O distanciamento social fez com que governos e empresas adotassem um "novo normal" e, desta maneira, os escritórios fechassem, de modo que o home office foi aderido.
A prática na qual o funcionário trabalha de casa alguns dias da semana, o método de trabalho colaborativo e a determinação da jornada de trabalho ser decidida pelo funcionário vem crescendo entre algumas empresas.
Mas como assim o funcionário decide sua jornada de trabalho?
Isso mesmo, algumas empresas deixam o funcionário livre para decidir quantas horas irá trabalhar e em qual horário vai realizar as tarefas necessárias, consequentemente flexibilizando a rotina tanto da empresa quanto de seus funcionários. Porém, não é tão simples assim, para que isso possa ser benéfico tanto para empresa quanto para o funcionário, regras são estabelecidas, sendo a mais importante o cumprimento de prazos.
Então se cumprir o prazo do projeto ou tarefa que tenha que realizar, estar nas reuniões no horário e dia agendados, não haverá problemas. Essa prática vem sido adotada pois perceberam que melhora a produtividade de seus funcionários e a qualidade dos trabalhos.
E como funciona o trabalho colaborativo?
O trabalho colaborativo é um ambiente no qual os funcionários conseguem ter uma maior comunicação e integração entre setores, assim agregando em diversos aspectos como: comprometimento com o negócio, melhoria no resultado, aumento de produtividade e diminuição de erros.
Este método de trabalho não parte apenas dos funcionários que estão na área executiva, mas também dos líderes e gestores, pois para que haja a integração dos setores e interoperabilidade dos serviços é essencial que seus líderes e gestores estejam abertos a opiniões, sejam qual for, tanto para melhoria de processos como melhoria do produto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A formação de equipes é uma prática comum neste método de trabalho, pois assim consegue-se dividir tarefas com grupos de funcionários mais bem qualificados para aquela execução e tais equipes podem ser divididas por algumas características como interação entre funcionários e até mesmo afinidade.
Existem softwares que podem ajudar neste método colaborativo?
Sim, existe, e são muitos! Empresas vem pensando em automatizar muitos processos ou até mesmo otimizá-los. Assim, o mercado consegue oferecer diversos softwares para cada demanda, seja ela de comunicação ou até mesmo de armazenamento de arquivos.
Esses softwares podem ser divididos por suas necessidades e algumas delas são: comunicação, compartilhamento de documentos, gerenciamento de tarefas e gestão de tempo e de produtividade.
E quais são esses softwares?
Segue uma listinha de alguns desses softwares por categoria:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comunicação
- Telegram
- Skype
- Teams
- Zoom
Compartilhamento de documentos
- Google Drive
- Dropbox
- Onedrive
- A360(Autodesk)
Gerenciamento de tarefas:
- Toggl
- Trello
- Monday
- Quine
- Asana
Gestão de tempo e produtividade
- Todoist
- Evernote
- Google Agenda
- StreamTime
Esses são alguns dos tantos softwares e plataformas disponível no mercado, cada um com sua finalidade e com designs diferentes para cada gosto de usuário.
E como deve ser o local de trabalho no homeoffice?
Será que o local de trabalho mais adequado seria como dessa imagem?
Isso muitas vezes pode ser um problema, pois para conseguir desenvolver suas atividades em home office, é de grande necessidade um local adequado mantendo a organização e higiene. Esse local deve ter equipamentos que garantam sua saúde tanto física quanto emocional, por isso vão algumas dicas.
Use uma cadeira adequada, uma mesa em que sua postura fique correta, equipamentos eletrônicos que facilitem a realização de tarefas. E agor,a mas não menos importante, escolha um local da sua casa para fazer seu “mini“ escritório, onde você se sinta melhor, podendo ser quarto, sala, etc. Mas vale lembrar que o silêncio é um grande facilitador para a realização do seu trabalho, então deve ser feita esta escolha com muita sabedoria.
E vocês, se adaptaram ao home office e sua empresa já adotou o trabalho colaborativo? Conta para a gente nos comentários.
Comentários
Guilherme Menezes
Engenheiro Civil; formado pela Universidade Anhembi Morumbi; atua no desenvolvimento de projetos conceituais e executivos, além da produção de conteúdo relacionado à Engenharia.