Equipamentos de segurança... A construção civil brasileira ainda é uma grande campeã de registros de acidentes graves em horário de trabalho. Isso é o que os especialistas chamam de 'riscos mecânicos' - que inclui quedas de alturas, choque com objetos e máquinas, e muitos mais. Tamanha é a importância deste assunto que indicadores - riscos físicos, químicos, biológicos, mecânicos, entre outros - são analisados por uma própria categoria da Engenharia, que é a Engenharia de Segurança no Trabalho.
Veja Também: Economize dinheiro: saiba que ferramentas comprar para montar um kit básico para reformas e reparos
A necessidade de equipamentos de proteção individual
O não conhecimento dos riscos por parte de alguns profissionais da área de construção civil - somado ao despreparo e descuido - pode levar a sérias catástrofes. Grandes empreendimentos contam com grupos de prevenção de acidentes e técnicos de segurança em tempo integral para dar orientações aos trabalhadores - aliás, isso é lei quando existem mais de 50 funcionários; e quando ultrapassa 100 é exigido 2 técnicos, um engenheiro e um médico plantonista. Mas mesmo empreendimentos menores também precisam tomar os cuidados necessários. Todos devem ficar atentos às manutenções das máquinas e utilizar equipamentos de proteção individual. Veja a seguir!
Sobre os equipamentos de segurança (EPI)
As condições mínimas para um trabalhador estão descritas na NR-18, do Ministério do Trabalho. Além disso, é importante estar atento ao certificado de aprovação destes equipamentos de segurança - tanto para produtos fabricados no país quanto para os importados. Claro que alguns destes itens já são conhecidos por todos, como o capacete. Mas tem muito mais! Por exemplo, as botas de PVC e couro, as luvas de proteção, os óculos de segurança, o protetor auricular, avental, e muitos outros equipamentos. Eis uma lista básica:
Para a obra em geral
- Cabo-guia ou de segurança: para ancorar à estrutura onde são fixas as ligações dos cintos de segurança;
- Limitador de curso: que permite sobreposição segura dos montantes da escada extensível;
- Gaiola de proteção: item existente na escada fixa do tipo marinheiro para evitar quedas de pessoas envolvidas na obra;
- Rodapés e guarda-corpos: em passarelas e rampas, impedindo a queda de materiais e pessoas;
- Plataforma de proteção: no perímetro da construção, para aparar materiais em queda livre;
- Trava de segurança: sistema para travamento de máquinas e elevadores em momentos de acidente.
Para os funcionários
- Protetor auricular: garante proteção dos ouvidos contra ruídos (como acima de 85db para oito horas de exposição);
- Cintos de segurança: abdominal e paraquedista (este segundo, obrigatório para atividades em mais de 2 m de altura);
- Luvas: para proteção de mãos e punhos (a exemplo dos modelos de neoprene, impermeável e anti transpirantes);
- Uniformes: para a proteção do tórax e abdômen, além de sinalização de pessoas;
- Protetor respiratório: para proteger as vias respiratórias da absorção de poeiras;
- Óculos de proteção: para proteção dos olhos contra poeiras, fagulhas e mais;
- Botas ou outros sapatos adequados: para proteger os pés de umidade e ácidos, precisam ter solado de poliuretano, podendo ou não ter biqueira de aço;
- Capacete de segurança: proteção para cabeça durante queda de objetos e impactos, com regulagem para a cabeça.
Para as ferramentas
- Mala de ferramentas: feita de nylon, com alça reforçada, estrutura interna de aço, barras emborrachadas, e vários compartimentos, e bolsos internos com zíper.
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.