{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Notícias

CES 2023: os destaques da feira de tecnologia mais importante do mundo


CES (Consumer Electronics Show) é a maior feira de consumo do mundo. Neste ano, na CES 2023, que começou neste último dia 5 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos, serão apresentadas muitas novidades, que provavelmente chegarão ao mercado num futuro próximo. Empresas como Google, Samsung, Amazon e LG participarão do evento. Fizemos um resumo dos maiores avanços já anunciados por elas em diferentes setores do mercado. Confira!

Imagem reproduzida de Olhar Digital

Eletrônicos

Um novo protocolo de mercado, lançado em 2022, parece que vai permitir a interoperabilidade perfeita entre dispositivos domésticos inteligentes de diversas marcas - como Apple e Amazon; a saber, quase 300 produtos já possuem certificação. Além disso, mais uma novidade em comunicação são as incríveis telas OLED Samsung do projeto Flex Hybrid - dobráveis, deslizantes, expansíveis, e podem deslizar em duas direções.

"A tecnologia dobrável é aplicada ao lado esquerdo da tela com tecnologia deslizável no lado direito do Flex Hybrid. Com apenas 14 polegadas, a tela é portátil e pode ser expandida para até 17,3 polegadas para fins de multitarefa, jogos ou assistir a filmes." - disse a Samsung.

Internet

Agora uma novidade contada por Mark Zuckerberg, do Facebook. De acordo com ele, o mundo virtual investe em ativos digitais e avatares, onde os usuários podem interagir entre si e com o ambiente em tempo real. Inclusive, a própria feira CES 2023 contará também com apresentações sobre a Web3, da Blockchain Association. Magic Leap, Microsoft, OVR Technology e SK - tecnologias presentes em novos produtos e serviços. E a Meta está empenhada em seguir nesse sentido!

Veículos

O setor automotivo sempre recebe muita atenção na CES, e não difere na CES 2023. Nesta nova edição da feira, os fabricantes apresentam o que há de mais moderno em tecnologia autônoma, veículos elétricos e dispositivos de mobilidade pessoal para terra, ar e mar. Isso inclui lançamentos da BMW, Stellantis, Candela Marine Technology, GM, Italdesign Giugiaro, Magna, MobilEye, Waymo, RYSE e Volvo Penta.

A Sony também traz para a CES 2023 o seu modelo de carro elétrico, um aprimoramento da SUV Vision. E a Aska, startup de mobilidade aérea com sede no Vale do Silício, nos EUA, vai apresentar um protótipo de eVTOL.

Saúde e Bem-estar

A tendência mais comentada na CES 2023 para este setor é a de uso de tecnologias de economia e geração de energia, voltado ao mundo agrícola e cidades inteligentes; por isso, a feira recebe exposição de marcas globais como John Deere, LG, Samsung e Siemens.

Na área da saúde, olhando para a questão da Covid-19, ainda presente no mundo, muitas empresas apresentam na CES 2023 inovações, como avanços em terapia digital e telemedicina. Por exemplo, a Digital Health Studio do CTA, apresentado pelo American College of Emergency Physicians, traz o que há de mais moderno em tecnologia para funções de diagnóstico e tratamento e destaca a importância da conectividade remota para acesso à saúde.

Outros órgãos de pesquisa exibem dispositivos para coleta de lixo de cursos d'água; aplicativos que ajudam a reduzir o consumo de energia; sistemas para remover o plástico de suas embalagens, mudando para materiais biodegradáveis; ou ainda chuveiros - como da Kohler -, para extrair, junto da água, óleos aromatizados de eucalipto, camomila, lavanda, entre outros, em formato de cápsulas. Os óleos ainda têm ácido hialurônico, que ajuda na hidratação da pele. 

Veja Também: Confira o que rolou na edição 2022 da Consumer Electronics Show (CES)


Fontes: Revista Veja, G1, O Globo.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...