Durante a edição 2025 da FEBRAVA, a maior feira de refrigeração e climatização da América Latina, a gigante de eletrônicos TCL lançou o seu mais novo modelo de ar-condicionado. O FreshIN 3.0 combina tecnologia, saúde e eficiência energética. Pode ser controlado por comando de voz, resfriando os ambientes e também proporcionando a renovação do ar, o equilíbrio da umidade e a eliminação de impurezas. Além disso, seu sistema foi desenvolvido para ‘aprender’ com o comportamento dos usuários. Confira mais detalhes sobre essa tecnologia no artigo a seguir, do Engenharia 360!

O que o ar condicionado FreshIN 3.0 da TCL traz de diferente
As tecnologias de engenharia nunca param de evoluir. Agora o mercado do conforto ambiental também está sendo transformado por inovações empolgantes. Com o FreshIN 3.0, a TCL promete trazer mais conforto para as casas e ambientes comerciais no Brasil.
O principal diferencial do ar-condicionado FreshIN 3.0 é que ele oferece a opção de renovação do ar interno. Explicando melhor, o aparelho capta o ar externo, filtra-o por quatro camadas e o injeta no ambiente, assim renovando e purificando o ar que respiramos. Na prática, significa mais oxigênio, menos poluentes e odores, além do equilíbrio perfeito da umidade, fundamental para a saúde respiratória. E o mais legal é que o equipamento pode ser operado por comando de voz offline, sem depender da Internet ou de assistentes virtuais externos.
Para completar, outro detalhe sobre esse ar condicionado que gostaríamos de destacar é a utilização da tecnologia de Inteligência Artificial. O aparelho conta com um sistema de IA treinado para reconhecer mais de mil comandos e, segundo os designers, é capaz de aprender os hábitos do usuário em até 10 dias, ajustando automaticamente a temperatura e os modos de uso.


Detalhes técnicos que valem a pena conhecer
- Pré-filtro que retém partículas maiores como poeiras e pelos.
- Módulo antibacteriano com íons de prata que elimina bactérias.
- Filtro HEPA com alta eficiência para reter ácaros, poeira fina (PM2.5), vírus e poluentes.
- Filtro de alta densidade que assegura pureza extra no ar.
O aparelho mantém a temperatura com oscilações mínimas, de apenas 0,3ºC. Também possui modos especiais, como:
- Função “Brisa” que distribui o ar de forma suave, evitando o desconforto de um jato direto.
- Modo “Sleep” que ajusta a temperatura gradativamente para um sono melhor.
- Sistema de autolimpeza automático que aumenta a durabilidade e qualidade do ar.
- Função “Turbo” para resfriamento rápido.
O nível de ruído é extremamente baixo, começando em 16 dB(A), ideal para ambientes que exigem silêncio, como quartos, escritórios e salas de estudos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Engenharia por trás da eficiência energética
Um detalhe sobre o FreshIN 3.0 que chamou bastante atenção dos visitantes da FEBRAVA foi a possibilidade da combinação entre compressor inverter de última geração e fluido refrigerante R-32. Segundo especialistas em engenharia mecânica e elétrica, essa inovação poderia ser mais eficiente e com menor impacto ambiental. A eficiência energética alcançaria, em tese, 75% de economia em comparação com modelos convencionais de ar condicionado, reduzindo a margem de consumo para até 37% a menos.
A saber, a operação do ar condicionado FreshIN 3.0 da TCL ocorreria mesmo em condições extremas de até 66ºC, mantendo a temperatura interna estável, com oscilação de apenas 0,3ºC. Isso é muito positivo pois, como bem sabemos, por conta das mudanças climáticas e altos picos de calor, os aparelhos mais inteligentes e econômicos são a melhor resposta para oferecer conforto para nossos lares e empresas sem pesar na conta de luz e preservar o planeta.
Por que esse aparelho faz sentido para o Brasil agora
O Brasil é um país onde as ondas de calor são cada vez mais intensas e prolongadas. Segundo pesquisas recentes, só cerca de 25% dos lares em território nacional têm ar condicionado. Uma grande razão para isso tem a ver com os impactos na conta de luz. Os consumidores buscam por aparelhos mais potentes, com alta eficiência, que promovam a saúde e, ao mesmo tempo, apresentem baixo consumo energético. E se nesse pacote pudermos somar a comodidade de comandos por voz sem depender de Internet, melhor.
De olho nesse cenário, empresas como a TCL passaram a investir na produção de equipamentos montados em território brasileiro. A expectativa é que a fabricação local contribua para reduzir custos e ampliar o acesso a esses aparelhos, que hoje ainda são vistos como itens de alto valor — em grande parte porque os modelos disponíveis no mercado são importados, principalmente da China. Essa mudança pode impactar positivamente áreas da engenharia como mecânica, elétrica, de software e de produção.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Dicas para Escolher o Melhor Ar Condicionado
Fontes: O Estadão.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Equipe de Redação
Somos a equipe de redação do Engenharia 360. Nosso objetivo é simplificar a complexidade técnica da Engenharia, tornando-a acessível a todos, desde profissionais experientes até aqueles curiosos sobre os avanços tecnológicos que moldam nosso mundo.
