Se você tem tatuagem no seu corpo, por certo, em algum momento, já deve ter se preocupado se isso - além das suas roupas, corte de cabelo e desenho de corpo - iria atrapalhar seus planos de conseguir um emprego desejado.
Bem, de fato, sejam grandes ou pequenas, espalhafatosas ou discretas, as tatuagens corporais ainda são um grande tabu no mundo do mercado de trabalho, dividindo opiniões. Porém, com a maior popularização desta arte, as empresas passaram a dar um novo olhar para isso. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
Como as empresas reagem às tatuagens?
Antes de tudo, é preciso lembrar que a nossa Constituição Federal brasileira prevê, através da Lei 7.716/89, como crime ações de preconceito ou discriminação racial. Claro que nem isso impede que o meio corporativo possa, muitas vezes, ter reações exageradas sobre certos perfis de candidatos que tenham, por exemplo, tatuagens e piercing. Mas, de modo geral, parece que, nos últimos tempos, existe mais bom senso com relação a este assunto no que tange os processos seletivos.
"Os longos estigmas associados a ter tatuagens podem estar se desgastando, especialmente entre indivíduos mais jovens que veem a arte corporal como uma forma natural e comum de expressão pessoal." - economista Michael French, em reportagem de Dailymail.
É provável que, cada vez mais rápido, iremos avançar para uma realidade em que indivíduos tatuados são, em ambientes de emprego, indistinguíveis daqueles que não são. Por outro lado, ainda é notável o número de relato de pessoas que dizem que, mesmo bastante qualificadas, perderam a chance de serem contratadas por conta de suas tatuagens; ou que, após a contratação, passaram a sofrer discriminação e receber salários baixos.
Esta prevalência crescente de tatuagens na sociedade - sobretudo na faixa dos jovens adultos - colocaram a faixa da sociedade que ainda pensa deste jeito em desvantagem, forçando uma mudança de opinião. Afinal, as pessoas não precisam aceitar a tatuagem alheia, mas focar em valorizar as qualificações e habilidades dos candidatos em primeiro lugar.
LEIA MAIS
O impacto das tatuagens em entrevistas de emprego
Será que expor tatuagem e piercing em uma entrevista de emprego é ruim? Bem, o que se sabe é que isto depende muito do contexto da vaga. Interfere, por exemplo, o perfil da empresa contratante e também a área de atuação do profissional.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Vagas para Engenharia, infelizmente, são raramente preenchidas por pessoas com muitas tatuagens - principalmente na mão, rosto e pescoço - ou com adereços chamativos. Sim, este tipo de opção estética deve impactar a sua carreira para sempre. Calma, pois isso não é necessariamente uma coisa ruim, como você verá mais ao final deste texto!
"Caso o profissional faça questão de usar o piercing ou aparentar uma tatuagem, é importante que seja enfático sobre isso na entrevista para não criar rusgas futuras, se contratado. A entrevista é isso, onde ambos se conhecem e sabem sobre suas prioridades e necessidades." - consultora de imagem e postura profissional Silvana Lages, em reportagem de Catho.
Concessões no ambiente de trabalho
Você pode pensar que as empresas precisam abrir mais exceções e contratar mais pessoas que exponham suas tatuagens. Bom, e você não está errado! Contudo, ambas as partes precisam considerar ser flexíveis! Sim, desrespeitos jamais devem ser tolerados. Mas também não é crime que se faça alguma orientação de padrão visual para a construção de uma reputação.
Então, em um momento mais formal, seria adequado considerar ocultar a tatuagem. Contudo, se achar isso errado, não há necessidade disso! Sabe por quê? Confira a resposta no próximo tópico!
Mudanças de paradigma e tatuagens no mercado de trabalho
Até agora, podemos pensar que arte na pele só atrapalha a busca por emprego. Na verdade, pode ser um problema apenas para quem estiver buscando as vagas erradas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Digamos que você se candidate à oportunidade oferecida por uma empresa com um local de trabalho mais informal, que atende uma clientela jovem e ou de ideias mais liberais, de vanguarda. Então, as chances de você se dar bem num ambiente corporativo como esse podem ser grandes - a não ser que as suas tatuagens façam relação com imagens misóginas ou racistas, assim como sobre drogas, bebidas e satanismo. Pense nisso!
Veja Também: Pesquisadores criam tinta para tattoo que identifica níveis de sódio e glicose
Fontes: UOL, Catraca Livre, Revista Galileu, Catho.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.