Uma das principais marcas esportivas do mundo, a Adidas investe em alta tecnologia para criar produtos incríveis. A mais nova empreitada da empresa alemã é o tênis Futurecraft 4D. No entanto, “futuro” não faz parte apenas do nome do modelo: ele é, de fato, revolucionário.
[publicidade key="publicidade01"]
Isso porque a sola do tênis é criada por meio de impressão 3D. Bataizado Continuous Liquid Interface Production (CLIP, ou Produção de Interface Líquida Contínua, em português), o processo utiliza tecnologia Digital Light Synthesis e é inédito na indústria esportiva.
Ele consiste em moldar a resina líquida de forma contínua, ao mesmo tempo em que entra em contato com oxigênio e luz ultravioleta. O método mais comum é feito camada por camada.
Revolução na sola do pé
Embora a tecnologia esteja sendo aplicada pela Adidas, ela foi desenvolvida pela startup Carbon 3D, da qual o Google e a General Electric são investidores. Segundo a startup do Vale do Silício, o CLIP torna viável transformar a impressão 3D de produtos em um negócio de grande escala. Além disso, as peças são duráveis e de alto desempenho.
Logo, não é à toa que a Adidas esteja investindo forte no marketing do Futurecraft 4D. O modelo está sendo divulgado como um calçado de alta performance para atletas. Por enquanto, foram fabricados apenas 300 pares, mas a empresa planeja uma outra versão dele, limitada a 5 mil pares.
Em 2016, a marca chegou a comercializar o 3D Runner, tênis de corrida com impressão em 3D com poucas unidades disponibilizadas. Eles eram vendidos por 333 dólares e agora já custam mais de 3 mil dólares no eBay.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.