O Rio de Janeiro atualmente enfrenta diversos problemas econômicos e sociais, com uma população de 6,5 milhões de habitantes, sendo mais de 1 milhão vivendo em favelas.
Através das visões artísticas e previsões da IA sobre a cidade, são reveladas as perspectivas para a cidade. Nesse contexto, certamente o Design, a Arquitetura e a Engenharia Urbana vão desempenhar um papel fundamental na criação de cenários sustentáveis e inovadores.
Ao combinar a criatividade humana com a capacidade preditiva da IA, é possível antecipar transformações urbanas que promovam qualidade de vida e mobilidade inteligente. Essa abordagem holística oferece uma nova perspectiva para moldar o futuro do Brasil a partir do Rio de Janeiro. Confira mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
Rio de Janeiro daqui a 100 anos
No concurso CityVision, arquitetos de todo o mundo apresentaram suas visões para o Rio de Janeiro daqui a 100 anos. O vencedor do concurso foi o arquiteto chinês Donghua Chen, com o projeto intitulado "Céu de Janeiro". Sua proposta envolve uma cidade totalmente aérea, com moradias e transporte nas alturas, tendo o Cristo Redentor como um ponto central rodeado por essa cidade flutuante.
Além disso, outros projetos interessantes foram apresentados, como a "Tensile City" de Kyo Seon Lee, Yoon Kee Hong e Jin Young Song, que propõe a conexão de torres, e o "Latente Skyline" de Roberto Costa e Rodrigo Bocater, que sugere bairros subterrâneos sobre os morros. Por outro lado, Andrea Galli, Riccardo e Ottavio Berghella e Lorenzo Massimiano apresentaram um projeto sombrio chamado "Mántica", em que a especulação imobiliária afasta as favelas e elas ocupam o espaço do Cristo Redentor.
Veja Também: Como o urbanismo social pode revolucionar as periferias brasileiras?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Esses projetos mostram diferentes visões do futuro do Rio de Janeiro, com ideias que vão desde a criação de estruturas aéreas para habitação até a ocupação subterrânea e os impactos socioeconômicos das transformações da paisagem. Enfim, o concurso CityVision proporcionou uma visão futurística da cidade maravilhosa, explorando diferentes abordagens para a organização urbana e arquitetônica.
Veja Também:
Topografia Operativa: Repensando a Construção e a Preservação de Espaços Verdes
Rio de Janeiro daqui a 500 anos
No aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, o jornal Diário do Rio publicou um texto destacando a necessidade de preocupação com o futuro da cidade, em vez de se concentrar em eventos festivos e obras de curto prazo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O autor enfatizou a importância de pensar a longo prazo. Ele questionou se a cidade continuará dividida entre favelas e áreas asfaltadas, e se continuará enfrentando congestionamentos, ressaltando que a responsabilidade de resolver esses problemas recai sobre os próprios cariocas, já que, supõem-se que haverá mais de 10 governos municipais e estaduais até o Rio completar 500 anos.
Sua defesa é o envolvimento da sociedade civil nos próximos anos, afirmando que ter a cidade desejada depende mais dos milhões de cariocas do que de alguns poucos gestores públicos.
A imagem a seguir foi escolhida para retratar o Rio daqui a 500 anos na matéria!
Rio de Janeiro daqui a milhares de anos
Recentemente, um canal do YouTube chamado "AI Imaginary World" recebeu uma sugestão de um inscrito para imaginar como seriam os países da Terra daqui a mil anos.
Utilizando Inteligência Artificial (IA), o canal criou imagens que retratam cidades futurísticas, com arranha-céus verticais, luzes LED, cúpulas de vidro e veículos voadores desconhecidos. O Brasil é representado pela cidade do Rio de Janeiro, com inúmeros arranha-céus em meio a formações rochosas. Resta saber se as previsões da IA serão acuradas, algo que só o ano 3000 revelará!
Por último, gostaríamos de comentar sobre a simulação apresentada em "Civilization: Beyond Earth", que é um capítulo lançado em 2014 da popular série de simuladores de civilizações, desenvolvido por Sid Meier. O jogo se passa no futuro, claro, onde a raça humana procura colonizar outros planetas devido a eventos globais que deixaram o destino da Terra incerto.
Veja Também:
Fontes: CNN Brasil, Diário do Rio, Casa e Jardim, TechTudo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.