"Não esqueça a minha Caloi ". Será que tem alguém que não lembra dessa propaganda dos anos 80/90? Essa era a oferta da empresa Caloi, fundada em 1898 por Luigi Caloi, com foco na importação de bicicletas do mercado europeu. Desde então, sua história foi marcada por muita inovação e crescimento, e agora a transformação é impulsionada por soluções digitais avançadas. Um exemplo é a adoção da plataforma 3DEXPERIENCE e das ferramentas de simulação da SOLIDWORKS.
Nos últimos anos, a Caloi vem modernizando as suas operações e o processo de desenvolvimento de designs. Em parte, isso tem a ver com o seu comprometimento em promover a sustentabilidade em sua produção. Veja, no artigo a seguir, do Engenharia 360, o que a fabricante está fazendo para reduzir custos e acelerar o tempo no desenvolvimento de projetos de bicicletas!
A busca pela inovação
A Caloi é uma das líderes no setor de bicicletas, mas nos últimos anos tem enfrentado desafios significativos em seu processo de desenvolvimento. Isso porque a empresa sempre dependeu muito de protótipos físicos e simulações em laboratórios especializados, o que acabava resultando em ciclos longos e custosos para o teste de novas ideias, de novos designs. E, com as mudanças de mercado, exigindo rapidez e eficiência de produção, além do atendimento de padrões de segurança rigorosos, a empresa se viu pressionada a buscar novas soluções, já que a abordagem tradicional não era mais viável.
Em 2023, a fabricante passou a investir num substituto para esses testes físicos extensivos. Ela estabeleceu o objetivo de encurtar os ciclos de design e prototipagem física e cortar custos no desenvolvimento. Para isso, adotou as ferramentas de simulação do 3DEXPERIENCE Works da Dassault Systèmes, que são totalmente compatíveis com o software SOLIDWORKS já utilizado pela empresa.
O impacto da simulação digital
Segundo os representantes da Caloi, a transição para o uso da plataforma 3DEXPERIENCE Works foi um divisor de águas para a empresa. Simplesmente, a nova abordagem - de MODSIM (Modelagem e Simulação) - conseguiu unificar processos, permitindo que as equipes de desenvolvimento trabalhem de maneira mais integrada e eficiente. Em especial dentro do SIMULIA, passou a ser possível realizar simulações estruturais avançadas, ajudando no cumprimento de todos os objetivos estabelecidos.
Agora, as equipes têm mais tempo livre para projetar, com a força de trabalho Caloi totalmente otimizada. Percebeu-se uma impressionante redução de dois meses para duas semanas nos ciclos de design. Ademais, a redução no desperdício de materiais, nas necessidades de retrabalhos e falhas - algo em torno de 50%. Os modelos físicos são usados só para a validação final, após extensas simulações prévias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
São outros benefícios percebidos da simulação digital na Caloi:
- Tempo de lançamento no mercado encurtado em 25%.
- Capacidade de lançar mais modelos de bicicletas anualmente.
- Aumento da confiabilidade e economia de tempo e dinheiro.
O SIMULIA nas análises estruturais
A saber, a Caloi utiliza hoje o SIMULIA - Structural Mechanics Engineer - para realizar análises estruturais. O nível de detalhamento de seus projetos é extremo, garantindo que suas bicicletas atendam aos padrões de segurança e desempenho exigidos.
A integração com o SOLIDWORKS permite a reutilização de uma vasta biblioteca de design, economizando tempo e recursos, além de manter a consistência e eficiência no desenvolvimento de novos modelos. Com o software, a equipe Caloi consegue hoje criar renderizações ao nível fotorealista, que facilitam a aprovação interna e a criação antecipada de materiais promocionais.
As melhores perspectivas para o futuro
Abraçando as inovações e as novas tecnologias, a Caloi vem conseguindo melhorar sua eficiência interna e manter sua posição de liderança no mercado competitivo de bicicletas, atendendo bem às demandas crescentes por veículos leves e resistentes sem comprometer a qualidade ou aumentar os custos. Inclusive, com o sucesso da adoção do SIMULIA, a empresa considera até expandir o uso de soluções digitais para outras áreas, como design de ferramentas e fixações. Isso deve ampliar ainda mais sua capacidade de inovação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
O que há de novo no SOLIDWORKS 2025?
Confira a jornada de um designer que criou bicicletas adaptativas com Fusion 360 da Autodesk
Fontes: SOLIDWORKS.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.