No início de julho, foi divulgado pela Times Higher Education (THE) o tradicional ranking das universidades latino-americanas. Nesta edição de 2020, o número de instituições brasileiras entre as 10 melhores do ranking pulou de seis para sete.
O ranqueamento da THE é constituído no estudo de cinco indicadores, sendo: ensino, pesquisa, visão internacional, citações e transferência de conhecimento para a indústria. Assim, as 166 instituições que são avaliadas recebem uma nota para cada um dos critérios que detém pesos diferentes na composição da nota final.
Confira o Top 10
- PUC Chile (Pontifícia Universidade Católica do Chile) - Chile
- USP (Universidade de São Paulo) - Brasil
- Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) - Brasil
- Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey - México
- UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - Brasil
- Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) - Brasil
- PUC Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) - Brasil
- Universidade do Chile - Chile
- UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - Brasil
- Unesp (Universidade Estadual Paulista) - Brasil
No ranking de 2019, se faziam presentes seis universidades brasileiras. Contudo, este ano a UFSC saiu da décima segunda para a nona colocação, tornando-se a única instituição, dentre as dez, localizada na região sul do Brasil.
O primeiro lugar do ranking pertenceu por muito tempo à USP, entretanto desde o ano passado, a PUC Chile ultrapassou a universidade paulista tomando o primeiro lugar. O motivo desta modificação infelizmente não sabemos, uma vez que a THE não divulga as notas dadas a cada um dos indicadores estudados.
Neste ano também foi considerado empate entre a UFMG e a Unifesp, visto que ambas ocupam a quinta posição de acordo com o ranking do THE.
O Brasil é o país mais presente na lista, não apenas nas dez melhores, como também é o que contém maior número de instituições listadas. Só para se ter uma noção, a avaliação é feita em 12 países, e o Brasil lidera o número de universidades com 61, seguido pelo Chile, com 30.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Outras universidades que merecem visibilidade
Além destas já citadas, outras universidades brasileiras bem listadas foram a UFRJ que ficou no décimo segundo lugar, a UFRGS na décimo terceira colocação e a UnB na décima quarta posição. Logo, estas universidades podem surpreender ano que vem, semelhante à UFSC este ano.
Leia também: Como e qual universidade escolher para cursar Engenharia?
E aí, que achou do ranking? Você estuda ou já estudou em uma dessas universidades citadas? Comente abaixo!
Comentários
João Paulo Pinzon
Engenharia de Produção na UFRGS em formação e Técnico em Automação Industrial. Não sou inteligente, mas sou disciplinado e acredito que unicamente a disciplina é o que leva-nos ao sucesso. Para mim, a base da sociedade moderna é a conjuntura da educação e inovação.