A indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) enfrenta desafios constantes relacionados à colaboração e coordenação de atividades. E isso se intensificou ainda mais com o auge do trabalho remoto, com equipes trabalhando à distância, em diferentes fusos horários e precisando se comunicar para alinhar prazos, cronogramas e mais. Neste contexto, novas tecnologias, como a Realidade Estendida, estão ajudando a resolver essas questões.
Especialmente, a XR pode revolucionar o setor, permitindo que os profissionais visualizem, analisem e colaborem em projetos de forma mais imersiva e precisa. Um dos maiores exemplos de inovação é o Autodesk Workshop XR, uma ferramenta poderosa da Autodesk voltada para equipes de AEC. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
O que é Realidade Estendida (XR)?
Realidade Estendida (XR) não é, na verdade, uma só tecnologia. Esse termo é abrangente e relacionado a todas as formas de interação digital com ambientes tridimensionais. Isso inclui Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Realidade Mista (MR), que oferecem diferentes níveis de imersão e interação - muito além dos métodos tradicionais de visualização.
São benefícios associados a XR na indústria AEC:
- Colaboração aprimorada: Com a XR, equipes podem trabalhar juntas em tempo real, independentemente da localização geográfica. Isso significa que engenheiros, arquitetos e construtores podem se reunir em um espaço virtual para discutir modelos 3D.
- Detecção precoce de erros: A capacidade de visualizar projetos em 3D permite identificar conflitos e problemas antes que eles se tornem caros retrabalhos no canteiro de obras.
- Melhoria na tomada de decisões: Stakeholders têm uma compreensão mais profunda do projeto ao experimentar o design em um contexto realista, levando a decisões mais informadas.
- Eficiência operacional: O uso da XR pode acelerar o processo de design e construção, reduzindo prazos e custos.
Resumindo, na prática, a Realidade Estendida ajuda os profissionais da AEC a compreenderem dados e visualizarem projetos em 3D em um espaço real ou virtual, melhorando a compreensão espacial e a comunicação entre equipes.
O que é o Autodesk Workshop XR?
Nessa linha de soluções imersivas para AEC, a Autodesk lançou há algum tempo a Autodesk Workshop XR, uma plataforma de Realidade Estendida, integrada Autodesk Construction Cloud, que oferece um espaço de trabalho dinâmico para equipes revisarem e colaborarem em projetos, desde a etapa conceitual até a fase de coordenação da obra.
LEIA MAIS
Então, uma das maiores vantagens do Autodesk Workshop XR é justamente essa capacidade de conexão entre profissionais, que podem se reunir virtualmente para discutir detalhes de trabalho, identificando erros potenciais e tomando decisões em tempo real. Isso resulta em menos retrabalhos, redução de custos e prazos mais curtos. E ainda, a ferramenta permite a criação de ambientes virtuais para simulação de modelos dos locais de construção, compreendendo a interação de elementos físicos em escala real.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Exemplos de casos de uso de Realidade Estendida (XR)
Diversas empresas de arquitetura, engenharia e construção têm adotado tecnologia de Realidade Estendida para transformar suas operações. Nas últimas edições do evento Autodesk University, organizado pela Autodesk, muitos líderes da indústria compartilharam suas experiências sobre como a XR é utilizada para redução de riscos e alcançar melhores resultados. E os benefícios são evidentes em vários projetos lançados ao redor do mundo!
Um exemplo que desejamos citar neste artigo do Engenharia 360 é o do Hospital Alder Hey, no Reino Unido. Seus projetistas utilizaram Realidade Virtual para criar panoramas em 360 graus a partir de um modelo 3D. Isso permitiu que os próprios profissionais da saúde participassem do design dos espaços, o que acelerou a resolução da proposta e, consequentemente, o cronograma da construção.
Outro exemplo é o do Palácio de Westminster, onde a Realidade Estendida foi usada para captura de imagens dos ambientes e criação de modelos virtuais em tempo real, com foco no plano de restauro e modernização do edifício. Desse jeito, as equipes envolvidas na obra foram capazes de compreender melhor as complexidades da estrutura e tomar decisões de design mais informadas.
Esses são só alguns exemplos que demonstram como as tecnologias imersivas não apenas melhoram a eficiência operacional, mas também promovem uma cultura de curiosidade e inovação dentro das empresas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Perspectivas para o futuro da indústria AEC com XR
Embora os benefícios sejam claros, existem desafios associados à adoção generalizada da Realidade Estendida. Para começar, questões como a acessibilidade à tecnologia VR e integração contínua com sistemas existentes. Tudo isso ainda precisa ser revisto pelos pesquisadores. Mas, por hora, ferramentas como o Autodesk Workshop XR já mostram que é possível uma melhor colaboração e coordenação de atividades, com experiências muito mais imersivas, resultando em projetos mais eficientes e bem-sucedidos.
Assim, à medida que as tecnologias evoluírem, veremos uma transformação completa na maneira como os profissionais da AEC trabalham e colaboram em seus projetos.
Veja Também: Realidade Aumentada em projetos: usos e vantagens
Fontes: Autodesk.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.