Trouxemos hoje para o Engenharia 360 uma história bem curiosa. Em 2017, funcionários da limpeza urbana de Santos, no litoral de São Paulo, se depararam com uma estrutura enterrada na areia da praia, próxima à faixa do canal 5. Claro que foi preciso uma investigação minuciosa. E logo pesquisadores descobriram que se tratava de um casco de embarcação de madeira, de mais de cem anos, que permaneceu enterrado até que simplesmente "aflorou" quando cerca de 1,5 metro de areia foi movida no local.
Conhecendo o navio veleiro encontrado em SP em realidade aumentada
A embarcação encontrada em Santos era, na verdade, um modelo do veleiro inglês Kestrel. Hoje, o mesmo é considerado uma espécie de atração turística da cidade. E a boa notícia é que, através da tecnologia da realidade aumentada, agora as pessoas podem conhecer melhor esta engenharia, mas sem retirá-la da areia. É que, conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mover os destroços e levar para local público, como um museu, levaria a sua deterioração.
O IPHAN, então, transformou o local em sítio arqueológico, com devida situação, como placas indicando o perímetro e contando o fato histórico, para evitar quaisquer acidentes. E nessas placas, as pessoas podem escanear um QR Code com aparelho smart e apontar a câmara para a direção dos destroços. Daí vem a surpresa! É possível ver o navio em 3D, sobre a água, como era no passado. Desse modo, os visitantes podem conhecer e valorizar a história do veleiro.
A saber, a iniciativa da Secretaria Municipal de Serviços e do Públicos Instituto Histórico e Geográfico de Santos marcou os 477 anos do município. Esta ilustração em três dimensões da embarcação foi inspirada na pintura de Benedito Calixto - junto dela há um resumo, em português e inglês, da história do navio. Confira, a seguir, as imagens!
Ainda sobre o tema Realidade Virtual ou Realidade Aumentada, confira este registro do Engenharia 360 no evento 3DEXPERIENCE World 2023:
Veja Também: Como os navios novos são colocados na água?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fontes: G1.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.