O concreto submerso é um tipo de concreto muito resistente, pois mesmo sofrendo agressões e ataques químicos e físicos, principalmente em zonas com ciclos de molhagem e secagem, mantém perfeitamente as suas propriedades.
Quem atua na área da engenharia sabe o quão importantes são as soluções para ambientes aquáticos. Em certos locais, o contato da estrutura com a água é tão direto que requer um cuidado técnico maior. Para garantir a viabilidade da construção, assim como a durabilidade a longo prazo, o material utilizado deve apresentar elevada resistência.
Como é realizada a Concretagem Submersa?
A concretagem submersa é uma tarefa muito complexa, que requer um cuidado bem rigoroso. Em alguns processos, há o acompanhamento de mergulhadores, que ajudam a verificar cada etapa, garantindo que não haja qualquer vazamento.
Uma possível contaminação da água pode gerar um grave impacto ambiental. E se existem alternativas de evitar quaisquer acidentes, facilitar o manuseio dos materiais e aumentar a visibilidade e segurança para os trabalhadores, vale a pena o investimento, mesmo que o custo seja mais elevado.
Para sustentar as estruturas construídas em terrenos instáveis, são realizadas estacas escavadas e tubulões. Normalmente se faz assim: os tubos são colocados sobre uma camada de brita e ferragens, onde é feita uma injeção de cimento entre os espaços vazios.
Nesse primeiro contato da massa com o solo, a nata é “contaminada” pela água do mar. Isso é chamado na engenharia de ‘lavagem do concreto’. Portanto, apenas a segunda injeção do material é que serviria como base para a sustentação da estrutura.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também:
Santos-Guarujá: Desvende o Projeto do Primeiro Túnel Submerso da América Latina
Conheça a Ponte Öresund: Uma obra de engenharia que une dois países
Qual a diferença entre Convencional e Concreto Submerso?
Na utilização do concreto convencional, a contaminação do material com o solo e com a água faz com que ele perca parte das suas propriedades, necessárias para o seu bom desempenho. Já com a utilização de concretos especiais, como os usinados, o resultado é outro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O concreto submerso, no caso, pode ser aplicado direto tanto na água quanto em lama betolínica – que é um tipo de solo argiloso, geralmente impuro e com grãos muito finos. Nesse processo, coloca-se todo o produto diretamente nas fôrmas, de uma única vez.
O segredo do melhor desempenho do concreto submerso em ambientes aquáticos é a sua composição. A dosagem dos materiais, agregados, aglomerantes e aditivos é planejada conforme o meio onde serão inseridos. O cimento é escolhido conforme o tipo de peça estrutural que será construída e o seu volume. Junto dele são adicionados superplastificantes, hiperplastificantes e antidispersantes.
Quais as principais características do Concreto Submerso?
Além da análise do solo submerso, que deve ser realizada por sondagens, com o concreto escolhido se faz várias verificações. Isso dirá se ele é o mais adequado para o uso ao qual será destinado. São analisadas, por exemplo, sua trabalhabilidade e consistência, ainda durante o estado plástico. Esse ensaio é chamado de ‘abatimento do concreto’.
Percebe-se que, durante a realização dos testes, quando o concreto submerso apresenta um resultado satisfatório, a massa não se dispersa, mesmo entrando em contato com a água. Veja isso no vídeo abaixo:
Qual a utilização do Concreto Submerso na Engenharia Civil?
A utilização do concreto submerso proporciona uma melhor execução de estruturas de diferentes tecnologias.
Por processos como paredes diafragmas, pré-packed e tremonha, podem-se construir barragens, canalização de leito de rios, estruturas de contenção, obras emergenciais contra enchentes, quebra-mares, pilares de pontes, muros de contenção de subsolo e muitas outras coisas. Esse tipo de concreto também é usado em reparos subaquáticos, desde pontes até piscinas.
Veja Também:
Fontes: Portal do Concreto, Téchne, Construa Negócios.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.