No início de novembro de 2023, o Engenharia 360 compareceu ao evento 'What's New in SOLIDWORKS 2024', sediado em São Paulo, que contou com a presença de Sérgio Sacani, do famoso canal Space Today. Na ocasião, a empresa Dassault Systèmes apresentou uma grande novidade para os profissionais representados pelo CREA, o conselho regional de Engenharia e Agronomia. Além disso, descobrimos as grandes novidades para o lançamento do SOLIDWORKS 2024, que promete ser uma verdadeira revolução no mundo do Design e Engenharia 3D. Continue lendo para saber mais!
Veja Também: Transformando a Engenharia com o SOLIDWORKS 2024: Avanços e Visão de Futuro
O que é SOLIDWORKS?
SOLIDWORKS é um software de design assistido por computador (CAD) desenvolvido pela Dassault Systèmes. O mesmo é amplamente utilizado por engenheiros, designers e profissionais de diversas áreas para criar modelos 2D e 3D, simular o funcionamento de produtos e realizar a documentação técnica necessária para a fabricação. Sua interface é bastante intuitiva, com muitas ferramentas para o desenvolvimento desde simples componentes até produtos complexos em um ambiente virtual.
É importante dizer que o SOLIDWORKS é bastante conhecido por sua capacidade de simulação. Traduzindo, com esse software é possível testar muitos modelos antes da sua produção física, o que levaria a uma redução de custos e tempo de desenvolvimento de projetos. De acordo com especialistas, ele vai muito além de atender às demandas dos usuários, oferecendo um conjunto robusto de funcionalidades que impulsionam a colaboração, a eficiência e a criatividade nos processos de produtos.
Veja Também:
Como alterar a senha no SolidWorks?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O que podemos esperar do SOLIDWORKS 2024?
Aqui estão os principais destaques do SOLIDWORKS 2024 :
- Compatibilidade com Versões Anteriores: Salvamento de dados em versões mais antigas do SOLIDWORKS para colaboração eficiente com usuários que possuem versões mais antigas.
- Comando de Dimensão Colinear: Manutenção de dimensões em cadeia colineares para evitar aglomeração de texto e sobreposição, mesmo em espaços limitados.
- Serviços na Nuvem: Aumento da produtividade e eliminação de atritos nos processos de compartilhamento e gerenciamento de design, conectando dados do SOLIDWORKS à plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes. Acesso a soluções de simulação, fabricação e ciclo de vida.
- Assistente de Transição 3DEXPERIENCE: Clientes de todos os tamanhos podem transferir com segurança seus dados do SOLIDWORKS PDM Professional para a plataforma 3DEXPERIENCE.
Veja Também: Novidades do SOLIDWORKS 2024 para Trabalhar de Forma mais Eficiente em Engenharia
Trabalhe em conjunto
O SOLIDWORKS continua a aprimorar suas versões, visando otimizar o fluxo de trabalho e aumentar a eficiência do usuário.
A versão de 2024, em breve disponível, amplia o conjunto de ferramentas, oferecendo soluções específicas e a capacidade de integrar facilmente dados de projeto na plataforma 3DEXPERIENCE, baseada em nuvem por meio do Cloud Services.
Disponível com novas licenças do SOLIDWORKS Desktop CAD, o Cloud Services possibilita o compartilhamento seguro de projetos 3D, armazenamento e acesso simplificado, além de um gerenciamento formal das alterações de projeto. Isso resolve desafios enfrentados por ferramentas tradicionais de colaboração, simplificando tarefas cotidianas e permitindo que os usuários se concentrem mais no próprio projeto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ganhe velocidade
Em termos de velocidade, o SOLIDWORKS traz melhorias significativas, como a criação instantânea e inteligente de dimensões de esboço, aprimoramentos no dimensionamento colinear para dimensões de cadeia em desenhos e o acesso a novos componentes no Toolbox, proporcionando maior agilidade.
Conquiste eficiência
Já em relação à eficiência, as atualizações permitem uma redução mais inteligente dos recursos de modelos, a adição de funções de peça a montagens de forma associativa e a inclusão da unidade de medida como uma propriedade personalizada em notas e tabelas. Essas melhorias visam tornar o processo de modelagem mais eficiente e preciso, facilitando o trabalho do usuário.
De acordo com a Dassault Systèmes, seu objetivo é revolucionar o modo como os profissionais de Design e Engenharia abordam seus projetos. Ela deseja poder redefinir continuamente os padrões da indústria, capacitando seus usuários a alcançar novos patamares de excelência e criatividade no desenvolvimento de produtos.
Veja Também: As últimas tendências em tecnologia para Engenharia: uma conversa com especialistas da Dassault Systèmes
Apresentação no 'What's New in SOLIDWORKS 2024'
O evento 'What's New in SOLIDWORKS 2024' foi dividido em três partes. Primeiro, nos foi apresentado pela Dassault Systèmes um case de sucesso entre as empresas SKA e Caloi, contando como algumas ferramentas do SOLIDWORKS auxiliaram no desenvolvimento de projetos.
Depois, atores contaram uma história sobre o desenvolvimento de peças para recriar o DeLorean, do filme 'De volta para o futuro' utilizando o software.
Por fim, ainda pudemos acompanhar uma palestra incrível com Sérgio Sacani, (geofísico, youtuber, podcaster e proeminente divulgador científico brasileiro, dono do blog Space Today e apresentador do canal Ciência Sem Fim), que contou sobre o avanço das tecnologias, como Inteligência Artificial, dentro de softwares e da Engenharia.
Qual a parceria anunciada entre Dassault Systèmes e CREA-SP?
No evento sediado em São Paulo, a aliança estratégica entre a Dassault Systèmes e o CREA-SP foi anunciada com o intuito de oferecer benefícios exclusivos aos engenheiros do estado. Esta parceria busca proporcionar vantagens significativas aos representados pelo conselho, tais como descontos em licenças anuais e perpétuas do software. Além disso, ao adquirir uma licença, o engenheiro recebe um cashback que pode ser utilizado para abater a anuidade do CREA. Para acessar esse 'Clube de Vantagens', basta utilizar o aplicativo 'Clube CREA-SP'.
Veja Também:
Comentários
Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.