O Brasil vive uma das suas fases mais vergonhosas. Nos últimos anos, o desmatamento, entre outros problemas de conservação do meio ambiente - água, ar e solo -, deram um salto gigantesco. É lamentável saber como tantas pessoas defendem que não há progresso sem que se passe por cima das espécies da nossa linda e rica flora e fauna. Pois o trabalho da Engenharia Ambiental vai justamente no caminho inverso, buscando soluções e divulgando ações que ajudem para que haja um desenvolvimento, sim, mas sem haver prejuízos para o ambiente que vivemos, para a Terra - algo que afeta a todos, em tantos níveis que nem conseguimos imaginar! Saiba mais no texto a seguir!
O que estuda um engenheiro ambiental?
Ainda na faculdade de Engenharia Ambiental, o profissional tem um treinamento multidisciplinar, olhando para temas das ciências exatas, humanas e biológicas. Ele também tem aulas de matemática, física, química, administração, ecologia, geologia, hidrologia e meteorologia. Mais tarde, em sua trajetória, começa a analisar com mais profundidade todos os terríveis impactos causados pela ação humana sobre o ambiente. Por exemplo, manejo de recursos naturais, poluição do ar, morte de espécies, contaminação do solo e das águas, e mais. E, então, percebe que a sua missão no mundo é entender as causas desses problemas, elaborar planos, divulgar soluções e cuidar da gestão ambiental pensando na preservação das espécies!
O que faz um engenheiro ambiental?
Um profissional formado em Engenharia Ambiental desenvolve pesquisas e aplicações de tecnologias de manejo dos recursos naturais. Ele faz estudos de impacto ambiental, gerencia programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas.
A saber, engenheiros ambientais - devidamente registrados no CREA - podem trabalhar em:
- indústrias;
- órgãos públicos ambientais;
- e ONGs.
Veja Também: Como funciona uma licença ambiental? | 360 Explica
São áreas da Engenharia Ambiental
- Análises de produtos ou atividades envolvendo o meio ambiente;
- Planejamentos e gestão de uso do solo;
- Elaboração de estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA e RIMA);
- Assessoramento de empresas e governos em atividades voltadas à preservação do meio ambiente;
- Estudos para reutilização de resíduos;
- Monitoramento de água e ar, sobretudo análises de atividades de indústrias;
- Elaboração de projetos para recuperação de áreas degradadas - seja por indústrias, práticas agrícolas ou de extração mineral.
Diante do cenário atual brasileiro, talvez a Engenharia Ambiental seja uma das engenharias mais importantes para nos guiar em uma recuperação total da nossa economia e saúde, não acha? Escreva sua opinião na aba de comentários!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.