{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Engenharia Civil

Conheça a história da ponte do rio Choluteca capaz de resistir a qualquer desastre natural


Neste texto do Engenharia 360, queremos falar sobre a ponte do rio Choluteca. Ela está localizada, obviamente, sobre o rio Choluteca, em Honduras, na América Central. A decisão de construir o modelo sobre o rio foi tomada pelo Governo de Honduras em 1996 devido à necessidade de resistir a condições climáticas extremas, como vendavais e furacões frequentes na região.

Para a construção da nova ponte, foi contratada uma empresa japonesa que utilizou tecnologia avançada para garantir robustez e solidez à obra. Enfim, a ponte foi inaugurada em 1998 e se tornou um ponto turístico e motivo de orgulho para a região.

Imagem de Intimaralem85 via Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/File:Puente_Choluteca_Bridge.jpg

O evento que marcou a história da ponte do rio Choluteca

No mesmo ano de inauguração da ponte do rio Choluteca, o furacão Mitch atingiu Honduras causando grandes danos. Porém, a nova estrutura resistiu ao desastre natural.

Agora, precisamos destacar que, apesar de a ponte em si ter sobrevivido, a enchente alterou o curso do rio Choluteca, deixando a ponte sem estradas de acesso e conectada a lugar nenhum. Ela só foi realmente reconectada à rodovia em 2003, adaptando-se à nova situação. Por isso, dizem que a história da ponte Choluteca nos ensina sobre a importância da adaptabilidade diante de mudanças inesperadas, tanto na vida pessoal, empresarial quanto tecnológica.

Imagem de Prakash Iyer via LinkedIn

Veja Também: Estudante de Engenharia conta como a resiliência foi importante para alcançar seus objetivos

Por que a nova ponte do rio Choluteca resistiu ao furacão Mitch

Durante o furacão Mitch, mais de 7.000 pessoas perderam suas vidas. Na ocasião, a maioria das pontes em Honduras foi danificada ou destruída, exceto a nova ponte sobre o Rio Choluteca. Não foi à toa que ela ficou conhecida, depois disso, como 'Puente del Sol Naciente', por ter resistido ao furacão.

Como mencionado antes, embora a ponte em si tenha permanecido em condições quase perfeitas, as estradas que levavam a ela foram praticamente destruídas. Além disso, o curso do rio Choluteca mudou. Ele formou praticamente um novo canal que não passava mais sob a ponte, mas sim ao lado dela.

Imagem de Brbigam via Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Choluteca#/media/Ficheiro:Cholutecariver.jpg
Imagem reproduzida de Twiiter via Andre Bello

O que se sabe é que a nova ponte resistiu ao furacão Mitch devido à sua construção sólida e robusta. Nela, foi utilizada uma tecnologia avançada e moderna, justamente pensando em garantir sua resistência às condições climáticas extremas. A firma contratada para construir utilizou os melhores materiais e técnicas disponíveis na época. Essa atenção à obra permitiu que a ponte resistisse à fúria do furacão e se mantivesse intacta.

Veja Também:

Adaptação da engenharia às mudanças climáticas: desafios e oportunidades

A principal lição tirada da história da ponte Choluteca

A lição da ponte Choluteca é a importância da adaptabilidade diante das mudanças. Assim como o curso do rio Choluteca mudou inesperadamente, em nossas vidas pessoais, empresariais e tecnológicas, também podemos enfrentar mudanças imprevistas. A capacidade de se adaptar a essas mudanças é fundamental para a sobrevivência e resiliência em diferentes áreas. Portanto, devemos estar prontos e dispostos a aceitar e trabalhar com as mudanças inevitáveis que surgem, tornando-nos agentes dessas mudanças quando necessário.

Os líderes precisam ser flexíveis e adaptáveis porque a vida e os negócios são incertos e estão sujeitos a mudanças. O desafio é criar soluções que sejam capazes de se adaptar a novas situações. É importante "construir para se adaptar", em vez de "construir para durar", pois as necessidades e demandas podem mudar ao longo do tempo.

A Ponte Choluteca simboliza uma metáfora para as nossas vidas e carreiras. A mensagem final deste texto é que a capacidade de se adaptar é fundamental para a sobrevivência e resiliência das empresas!

Veja Também:


Fontes: Revista Exame, Mídia News, Caarapó Online.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...