Engenharia 360

Missão Marte: Planta da Terra Pode Ser a Chave Para a Colonização Espacial

Engenharia 360
por Redação 360
| 04/07/2024 | Atualizado há 18 segundos 4 min
Imagem de Wikimedia Commons, reprodução Superinteressante

Missão Marte: Planta da Terra Pode Ser a Chave Para a Colonização Espacial

por Redação 360 | 04/07/2024 | Atualizado há 18 segundos
Imagem de Wikimedia Commons, reprodução Superinteressante
Engenharia 360

Em 2015, o ator Matt Damon interpretou nos cinemas o astronauta Mark Watney, que é enviado a uma missão para Marte, mas após uma severa tempestade acorda sozinho no planeta inóspito e planta batatas para sobreviver. Desde então, nos perguntamos se realmente seria possível cultivar uma planta no planeta vermelho. E só agora os cientistas têm esta resposta.

Missão Marte - planta da Terra e colonização espacial
Imagem de 20th Century Fox, Allstar, reprodução via Olhar Digital

Recentemente, uma equipe de cientistas chineses descobriram que um musgo do deserto, chamado Syntrichia caninervis, poderia resistir às condições de Marte e prosperar, já que, na Terra, ela desafia os limites do ambiente mais extremo. Saiba mais sobre as conclusões desta pesquisa pioneira no artigo a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O musgo da Terra que pode conquistar Marte

Imagine quão difícil seria para uma simples plantinha conseguir se desenvolver e florescer em um planeta tão inóspito quanto Marte. Até agora os cientistas não sabiam se uma vida vegetal seria capaz. Portanto, a descoberta dos chineses de um musgo com tamanha resistência surpreende. A equipe do Instituto de Botânica de Pequim, liderada pelo Dr. Wei Wang, publicou suas conclusões na revista The Innovation, afirmando que o Syntrichia caninervis poderia ser a chave para a colonização do planeta vermelho.

Traduzindo, se tivermos a certeza de que realmente é possível que uma planta sobreviva e se regenere em condições como as de Marte, isso pode mudar tudo para as futuras missões espaciais de longa duração com a criação de habitats sustentáveis - assim como vimos no filme de Damon. Nas palavras de Wang, "(...) a resiliência ambiental da S. caninervis supera a de alguns microrganismos e tardígrados altamente tolerantes ao estresse. Este musgo é uma planta pioneira promissora para colonizar ambientes extraterrestres.".

Missão Marte - planta da Terra e colonização espacial
Imagem de John Game em Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Syntrichia_princeps#/media/
File:Syntrichia_princeps_(brown_screw-moss)_(6929295856).jpg

Veja Também: LEGO constrói blocos de montar com poeira de meteoro de bilhões de anos

Os resultados dos testes científicos

O estudo conduzido pelo Instituto de Botânica de Pequim revelou que esta planta da Terra, a Syntrichia caninervis, suportaria temperaturas desde -196 °C até variações de calor que replicam as oscilações marcianas. Mesmo ao perder mais de 98% do seu conteúdo de água, o musgo conseguiu recuperar suas atividades fotossintéticas e fisiológicas em questão de segundos após a reidratação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, em outros testes, a planta resistiu a doses intensas de radiação gama, chegando a apresentar uma melhor taxa de crescimento após exposição a doses de até 500 Gy (Gray). E, para completar, demonstrou condições de enriquecer o solo marciano, até mesmo facilitando o crescimento de outras plantas, essenciais para a criação de ecossistemas sustentáveis além da Terra.

Missão Marte - planta da Terra e colonização espacial
Imagem de Li et al reproduzida de Meteored
Missão Marte - planta da Terra e colonização espacial
Imagem de Wikimedia Commons, reprodução Superinteressante

Superando os desafios rumo à colonização de Marte

Vale destacar que Marte é um planeta de ambiente hostil, com temperaturas que podem variar de -55°C a -143°C. Sua atmosfera é rarefeita, com pressão 60 vezes menor que a da Terra e com intensa radiação solar. Tudo isso são obstáculos para a colonização humana.

Então os cientistas repararam nesse musgo, o Syntrichia caninervis, uma espécie em abundância em desertos de todo o mundo, percebendo o seu potencial. Eles recriaram as condições do planeta em laboratório e submeteram as amostras da planta a temperaturas baixíssimas, altos níveis de radiação gama e até mesmo à dessecação. Os resultados foram promissores e animadores.

Missão Marte - planta da Terra e colonização espacial
Imagem de Li et al reproduzida de Meteored

Tudo parece incrível, mas as pesquisas não podem parar. Agora é preciso entender se uma planta assim ainda poderia sofrer impacto de sais tóxicos e corrosivos, além de outros elementos tóxicos como os percloratos presentes no solo marciano. Segundo Stuart McDaniel, pesquisador de musgos da Universidade da Flórida, "Esses experimentos (...) não demonstram que o musgo poderia ser uma fonte significativa de oxigênio sob as condições de Marte".

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De fato, ainda há um longo caminho a percorrer para criar habitats autossuficientes em outros planetas. O próximo passo deve ser levar a planta para testes in loco em Marte ou na Lua, a fim de avaliar seu desempenho em condições reais de exploração espacial. Com os avanços contínuos da ciência, talvez possamos já sonhar com o verde brotando no solo marciano.

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital, Meteored.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo