Engenharia 360

Conheça o Toyota Prius Autônomo utilizado pela Google nos Estados Unidos

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/07/2024 | Atualizado em 13/07/2024 3 min
Imagem reproduzida de MotorTrend via Reserarchgate

Conheça o Toyota Prius Autônomo utilizado pela Google nos Estados Unidos

por Redação 360 | 10/07/2024 | Atualizado em 13/07/2024
Imagem reproduzida de MotorTrend via Reserarchgate
Engenharia 360

Já faz alguns anos que a Google tem parceria com a Toyota. Mas só agora, recentemente, um novo Toyota Prius autônomo recebeu a primeira licença nos Estados Unidos e será testado com o sistema de navegação avançado da Google. Este é um momento importante para a história da tecnologia, pois pode mudar completamente o desenvolvimento e implementação de carros autônomos dentro do país, inspirando a mesma transformação para além de seu território. Saiba maos no artigo a seguir, do Engenharia 360!

Toyota Prius Autônomo da Google
Imagem reprodução via POA 24 horas

O novo Toyota Prius autônomo da Google

Esse Prius será testado em Las Vegas, Nevada. O mesmo será equipado com uma variedade de recursos avançados, como sensores e raios laser (para monitoramento do ambiente em tempo real e transmissão de dados ao computador de bordo), além de GPS e câmeras. A saber, sua engenharia foi projetada para processar grande volume de dados geoespaciais e tomar decisões de direção de forma autônoma, oferecendo uma operação mais segura e eficiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Toyota Prius: diferença entre carro híbrido e elétrico

A revolução do carro autônomo

A partir do momento que a Google recebeu autorização para operar seu primeiro carro autônomo Toyota Prius nas estradas americanas, os especialistas já levantaram questionamentos quanto à segurança e regulamentação. Certamente, há muitos desafios a serem enfrentados antes de uma realidade de completa condução automatizada com adoção da tecnologia em larga escala.

Atualmente, apenas cinco estados dos cinquenta mais o distrito dos Estados Unidos permitem esse tipo de veículo rodar, apesar de extensos testes - como na Califórnia, onde apenas um incidente leve ocorreu em 255 mil quilômetros, com supervisão de motoristas profissionais. Mesmo assim, muitos defendem os benefícios dessa tecnologia para minimizar acidentes por erro humano, oferecendo operação mais segura.

Toyota Prius Autônomo da Google
Imagem de Chris j Ellis em Flirck

A saber, estima-se que 1,2 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito a cada ano no mundo. Com a tecnologia autônoma, acredita-se que esse número possa ser reduzido pela metade. Além disso, os carros autônomos podem contribuir para a redução do consumo de energia e economizar tempo valioso para os motoristas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Impacto potencial dos carros autônomos

Se empresas como a Google passarem a usar realmente os carros autônomos em suas operações pelo mundo, podemos logo ver uma transformação radical no setor de mobilidade, impulsionado pela mudança de pensamento da sociedade. Aliás, quem pode se beneficiar com isso são, por exemplo, as pessoas com deficiência visual. Na perspectiva positiva dos especialistas, em cerca de oito anos podemos ver a forte implantação da tecnologia (com direito a câmeras, sensores, algoritmos de processamento avançados e mais) como alternativa para indivíduos com limitações visuais severas.

O futuro da condução autônoma

Vale destacar que o desenvolvimento dos carros autônomos da Google surgiu como uma extensão do Desafio Urbano da DARPA de 2007. Na época, foi lançado um desafio às universidades para a construção de veículos autônomos capazes de navegar por ambientes urbanos desconhecidos. E, desde então, a Google tem refinado o seu projeto, acumulando mais de 220 mil quilômetros de testes em estradas - sobretudo na Califórnia. Outras empresas líderes do setor também vêm investindo em pesquisas.

No momento, a preocupação maior da empresa é quanto à segurança cibernética e aceitação pública, pois essas são ainda barreiras para a adoção de carros autônomos. Mas com o lançamento do novo Toyota Prius autônomo, pode ser que estejamos diante do começo de um novo capítulo dessa história, com uma mudança de paradigma na indústria automotiva e Engenharia de Sistemas, sem contar mais segurança viária, melhor mobilidade e menor impacto ambiental.

Veja Também: Toyota testa teto solar eficiente para seus carros híbridos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: POA 24 horas, Green Car Reports.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo