Começamos hoje uma série especial aqui, no Engenharia 360, para apresentar esta que é a tecnologia mais comentada no momento, a ChatGPT, da OpenAI. Trata-se de um protótipo de chatbot de Inteligência Artificial (IA). Ele ainda está em fase de revisão, mas já foi disponibilizado para teste gratuito desde novembro de 2022. E muitas figuras do mundo da tecnologia ficaram espantadas com a sua capacidade. De fato, pode ser o software de maior destaque nos próximos anos. Confira o porquê no vídeo a seguir!
Por que o ChatGPT viralizou tanto na Internet?
"Tudo será diferente para daqui para frente!", isso quem diz são especialistas em tecnologia. Olha que interessante, menos de uma semana após o lançamento, o ChatGPT atingiu a marca de um milhão de usuários, virando um verdadeiro fenômeno da Internet, chegando a representar uma ameaça ao sistema de busca do Google. Não à toa o projeto contou, durante algum tempo, com a participação de Elon Musk. E, por isso mesmo, tem atraído a atenção de diversos investidores.
O público ficou impressionado com o sistema devido ao seu nível detalhado de respostas a diferentes perguntas. Logo a brincadeira ganhou força nas redes! Tem gente que enviou perguntas ou comandos ao software, pedindo para ele tirar-lhes dúvidas, contar piadas, resolver problemas matemáticos e até dar conselhos amorosos. Outros pediram para o ChatGPT desenvolver uma habilidade de um personagem de jogo feito em Python, que retornou com códigos escritos na linguagem de programação. E houve até quem utilizou o software na época da Copa do Mundo FIFA para analisar as cobranças de pênaltis da partida entre Brasil e Croácia, e o programa deu mesmo como certa a eliminação do nosso país.
Mas, afinal, o que é ChatGPT?
ChatGPT seria um software, um chatbot, programado para simular a conversação humana usando tecnologia de linguagem GPT-3.5, desenvolvido pela OpenAi treinando uma enorme quantidade de dados de texto de várias fontes - “Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano” (RLHF). Seu formato é diálogo e permite os usuários obterem respostas detalhadas, interagindo com humanos de forma realista, semelhante aos assistentes virtuais Alexa e Siri, sendo capaz de manter conversas bastante fluidas e naturais. A diferença é que, por hora, o ChatGPT mantém a sua conversa por texto.
Mas como o ChatGPT responde às perguntas? Bem, ele recorre a um vasto banco de textos disponíveis na Internet, incluindo artigos, notícias e até mesmo publicações das redes sociais. E, para se auto aprimorar, usa os feedbacks dos usuários para fornecer respostas cada vez mais rápidas, precisas e inteligentes. O mais assustador é que este robô consegue compor sozinho redações "tipo Enem" e escrever linguagem de programação.
E será que o ChatGPT vai substituir o Google?
Olha, provavelmente o ChatGPT tem grandes chances de, no mínimo, abalar os negócios do Google. Isso quem disse foi o próprio Paul Buchheit, um dos criadores do Gmail, ao falar à imprensa sobre o sucesso do software. Na verdade, na opinião dele, em cerca de dois anos o mecanismo pode acabar com o Google, com a IA eliminando páginas de resultados desse tipo de mecanismo de pesquisa tradicional. Já o pesquisador Mathias Felipe de Lima Santos é mais cauteloso em dizer isso, embora reconheça que existe, sim, uma mudança acontecendo na forma como as pessoas buscam informação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
É isso, as pessoas mudam e mudam o mundo, e a tecnologia precisa acompanhar! Podemos estar diante de um novo cenário para diversas profissões, sobretudo voltados ao mundo digital. E esse movimento de transformação só está começando! Se prepare!
Fontes: Forbes, Forbes 2, TechTudo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.