Engenharia 360

O que é e para que serve Aerofólio Automotivo?

Engenharia 360
por Redação 360
| 12/10/2023 | Atualizado em 03/05/2024 3 min
Foto de Leif Bergerson: https://www.pexels.com/pt-br/foto/lamborghini-vista-traseira-carro-veiculo-9545683/

O que é e para que serve Aerofólio Automotivo?

por Redação 360 | 12/10/2023 | Atualizado em 03/05/2024
Foto de Leif Bergerson: https://www.pexels.com/pt-br/foto/lamborghini-vista-traseira-carro-veiculo-9545683/
Engenharia 360

Um dos assuntos mais estudados e explorados pela Engenharia Automotiva é, certamente, a questão da aerodinâmica nos veículos, já que ela influencia demais no desempenho e eficiência dessas máquinas. Daí, dentro desse segmento científico, entram o design e experimentos com modelos de aerofólio, que uns acreditam ser elemento só de estética, mas que apresentam função.

A saber, aerofólios são peças projetadas justamente para melhorar a aerodinâmica dos veículos, aumentando sua estabilidade, reduzindo o arrasto, e melhorando a aderência dos pneus, especialmente em altas velocidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aerofólio Automotivo
Imagem de @azerbaijan_stockers em Freepik

Como o aerofólio automotivo funciona em termos de aerodinâmica?

Antes de tudo, precisamos explicar porque os aerofólios podem apresentar design diferente. É que a relação entre o seu ângulo de inclinação e sua eficácia está ligada ao downforce - com um ângulo adequado aumentando a aderência do carro ao solo. Resumindo seu funcionamento, é gerada uma diferença de pressão aerodinâmica, justamente com o downforce mantendo o veículo estável.

Veremos mais facilmente aerofólio instalado em carros de corrida, como da Fórmula 1, pois a ideia dos desenvolvedores é deixar essas engenharias mais capazes de ajustar sua posição conforme a velocidade, fazendo realizar bem as curvas e reduzir o arrasto nas retas. Simplesmente sem levantar voo em altas velocidades!

Agora, os especialistas afirmam que o aerofólio automotivo já não apresenta tantas vantagens assim para carros de passeio. Daí, nesse caso, pode-se dizer que a opção de instalação da peça é mesmo por questões de estética. Vamos deixar, portanto, os aerofólios para os supercarros!

Aerofólio Automotivo
Foto de Leif Bergerson: https://www.pexels.com/pt-br/foto/lamborghini-vista-traseira-carro-veiculo-9545683/

Veja Também: Maratonas: correndo rápido com a engenharia aerodinâmica

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tipos de aerofólios

Vale destacar neste texto que existem modelos diferentes de aerofólios. O frontal não é tão comum e tem efeitos menos significativos na aerodinâmica dos veículos. Já o aerofólio traseiro exerce uma pressão significativa, contribuindo mais para a estabilidade. Especialmente nos carros de F1, o aerofólio traseiro é imprescindível. Afinal, imagina correr a quase 400 km/h sem sair voando? O dobro disso já é a velocidade de cruzeiro atingida por muitos aviões comerciais!

Quais são as desvantagens dos aerofólios?

O elemento aerofólio automotivo pode fazer o design de um veículo ficar mais pesado. Isso significa um maior consumo de combustível, aumento do ruído do vento e risco de danos ao próprio aerofólio. E já que falamos em carros de passeio, o aerofólio não ajustado corretamente pode comprometer a sua estabilidade.

Como é feita a instalação de um aerofólio automotivo?

A instalação de um aerofólio não original de fábrica só pode ser feita por um profissional especialista em mecânica.

A instalação de um aerofólio automotivo envolve os seguintes passos:

  1. Escolha o aerofólio adequado para o seu carro.
  2. Meça o local onde será instalado.
  3. Faça os furos necessários para a instalação.
  4. Instale o aerofólio e aperte os parafusos.
  5. Teste o aerofólio para garantir que ele esteja instalado corretamente.
Aerofólio Automotivo
Foto de Brett Sayles: https://www.pexels.com/pt-br/foto/cupe-verde-2896885/

Veja Também: Mulheres na Engenharia: Conheça as Protagonistas do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por que é necessário legalizar um aerofólio automotivo?

Importante! Aerofólio é um detalhe de design de automóveis que precisa ser, aqui no Brasil, legalizado junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A justificativa é que essa peça poderia alterar as características originais do veículo. E não legalizar pode resultar em multas e apreensão do bem!

No momento da legalização, poderá ser pedido, provavelmente, o certificado de garantia do aerofólio automotivo, laudo técnico de instalação e boletim de vistoria. Mas, depois da homologação, é só curtir a sua supermáquina!

Aerofólio Automotivo
Imagem de lbrownstone em Pixabay

Veja Também:


Fontes: Superinteressante, Terra.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo