Engenharia 360

O que é Cimento Verde na Indústria da Construção Civil?

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/10/2023 | Atualizado em 24/10/2023 4 min
Imagem Sublime Systems via Olhar Digital

O que é Cimento Verde na Indústria da Construção Civil?

por Redação 360 | 16/10/2023 | Atualizado em 24/10/2023
Imagem Sublime Systems via Olhar Digital
Engenharia 360

Se quisermos frear as mudanças climáticas, precisamos controlar alguns efeitos nocivos da construção civil sobre o meio ambiente. Isso inclui especialmente reduzir as emissões de CO2 na atmosfera da Terra. E uma abordagem que está sendo considerada pelos engenheiros e arquitetos é apostar na introdução do cimento verde no mercado. Saiba mais sobre esse material no texto a seguir, do Engenharia 360!

cimento verde
Imagem Sublime Systems via Olhar Digital

O que é o "cimento verde" e como ele difere do cimento convencional?

Atualmente, a produção tradicional de cimento pela indústria representa 8% das emissões globais de CO2. Uma das alternativas, é o uso de geopolímeros, com bem menos impacto ambiental - hoje apenas enfrentando desafios de custos e regulações. Mas muitas outras iniciativas são testadas todos os dias para a criação de uma Engenharia e Arquitetura mais verde, mais sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O comprometimento dos cientistas em atingir as metas é notável. Um exemplo é a ideia do cimento verde, que partiu primeiramente dos pesquisadores Leah Ellis e Yet-Ming Chiang. Eles utilizaram, para a fabricação do material, a eletroquímica para conduzir reações químicas, eliminando a necessidade de altas temperaturas e combustíveis fósseis.

cimento verde
Imagem BOB O’CONNOR, Sublime Systems via NeoFeed
cimento verde
Imagem Sublime Systems via Olhar Digital

A boa notícia é que há outros tipos de cimento verde sendo desenvolvidos no mundo. Por exemplo, pela equipe do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), na Alemanha, usando hidrosilicatos de cálcio no lugar de clínquer do cimento - uma proposta com grande potencial de economia de energia. Também a equipe da Escola Politécnica da USP, substituindo o clínquer por pó de calcário cru superfino. E a equipe de parceiros IPT-Proguaru-InterCement, utilizando resíduos de construção e demolição (RCD) e processamento para reduzir emissões de CO2.

Observação: O cimento verde ainda não é uma realidade para produção em larga escala, que fique claro. Todas as propostas ainda estão em fase de pesquisa e testes. Portanto, sua adoção ainda deve levar tempo. O progresso no desenvolvimento e implementação dependerá até mesmo da aceitação no mercado.

Quais são as aplicações potenciais do cimento verde na indústria da construção?

Agora vamos olhar para as possibilidades do uso do cimento verde no futuro da Engenharia e Arquitetura. Bem, o material poderia ser aplicado na execução de projetos de edifícios residenciais, estradas, pontes, infraestruturas públicas, e mais. Estima-se que esse cimento poderia ser a resposta certa para a construção em regiões onde são aplicadas taxas sobre as emissões de dióxido de carbono. Ou seja, seria uma ideia muito atraente para diversas empresas, permitindo-lhes cumprir regulamentações e tarifas de carbono.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que falta para a fabricação do cimento verde?

A primeira planta piloto para a fabricação do cimento verde foi elaborada pela empresa Sublime Systems, em 2022. Essa é hoje a melhor perspectiva para que esse produto comece a ser produzido e chegue ao mercado; sem contar o projeto KIT da Alemanha. Isso significa que existe, de fato, essa necessidade de resposta para reduzir as emissões de dióxido de carbono na indústria do cimento. Mas quando isso der certo poderemos repensar 100% a Engenharia e Arquitetura, adotando novas práticas.

cimento verde
Imagem de Yet-Ming Chiang, cofundador da Sublime Systems via NeoFeed

O que falta para concretizar o plano? Talvez a alteração das estruturas químicas para manter a resistência do material. Também criar uma padronização e normatização nos códigos de edificações dos países. Ainda criar um cenário de viabilidade econômica de produção em larga escala. Por fim, ultrapassar as barreiras de limitação dentro do ambiente acadêmico, que ainda não prevê disciplinas específicas cujo currículos abordem o tema.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Valor Globo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo