Recentemente, o governo dos Estados Unidos anunciou que já recebeu US$ 11 bilhões em investimentos para a construção do maior projeto de energia limpa do Ocidente. O SunZia está sendo desenvolvido pela empresa Pattern Energy Group, com previsão de conclusão para 2026.
Quando concluído, o parque eólico deve gerar 3.500 megawatts de energia limpa, além de beneficiar 3 milhões de pessoas e criar empregos, impulsionando a economia local. Sendo assim, poderá ser um marco na história da energia limpa. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!
Destalhes sobre a construção do parque eólico SunZia
Localização estratégica
Em princípio, grande parte da produção do SunZia, o maior projeto de energia limpa do Ocidente, deve ser destinada para o centro-sul do Arizona. O interessante é que a instalação do parque eólico está sendo prevista para uma localidade entre os condados de Torrance, Lincoln e San Miguel, no estado do Novo México, a quase 900 km de distância. A área escolhida é estratégica, e servirá de catalisador para a transição para fontes de energia mais sustentáveis, representando uma mudança significativa no paradigma energético no país.
Divisão em duas etapas
O que foi divulgado na mídia é que a construção do SunZia acontecerá em duas etapas. Na primeira fase, será instalado o SunZia Wind, um conjunto de turbinas para geração de energia nos condados do Novo México. Já a segunda etapa será destinda para o SunZia Transmission, um sistema de transmissão em alta tensão para destinar eletricidade para o centro-sul do Arizona.
Encomenda histórica de turbinas eólicas
Espera-se que a construção do SunZia cause grande impacto na economia norte-americana. Isso porque este que é maior projeto de energia limpa do Ocidente poderá oferecer, como retorno, a geração de mais de 100 empregos fixos e US$ 20,5 bilhões para os cofres públicos.
O plano é, de fato, bastante ambicioso. A Pattern Energy chegou a realizar uma grande encomenda à Vestas. São 242 turbinas eólicas, o maior pedido global da nova turbina de alta capacidade da empresa dinamarquesa, que é a maior companhia mundial produtora de turbinas de energia eólica.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: Piauí lança Megaprojeto de Hidrogênio Verde: um Marco na Engenharia Brasileira
Perspectivas para o maior projeto de energia limpa do Ocidente
Com a construção do parque iniciada em 2023, a entrega das turbinas da Vestas está programada para o primeiro trimestre de 2025, e as operações comerciais devem começar no primeiro semestre de 2026.
Projetos de energia renovável como esse, do parque eólico SunZia, devem cada vez mais atrair capital e financiamento, inclusive no Brasil. Sem dúvidas, o maior projeto de energia limpa do Ocidente, com toda sua magnitude e abrangência, tamanho e escala impressionantes, representa um passo significativo para os Estados Unidos no avanço da energia limpa e sustentável, criando uma visão otimista para o futuro do setor no país.
Talvez a construção do SunZia indique que a engenharia está no caminho certo, trabalhando por um futuro mais verde e sustentável. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa emocionante história da transição energética global.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: Olhar Digital.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.