O propósito da sustentabilidade ambiental é conservar a integridade dos subsistemas ecológicos. O fornecimento de energia global está restrito, em sua maior parte, nas clássicas fontes de energias como petróleo, gás natural e carvão mineral, que além de poluentes, não são renováveis e serão inevitavelmente substituídas no futuro. Mas qual a relação disso com as atividades de um engenheiro de produção? Veja no texto a seguir, do Engenharia 360!
Veja Também: Parque eólico SunZia, o Maior Projeto de Energia Limpa do Ocidente, ganha Investimento de US$ 11 Bilhões
O papel do engenheiro de produção no setor energético sustentável
A Engenharia de Produção gerencia da maneira correta, efetiva e eficiente os aspectos de produção, a fim de desenvolver melhorias contínuas nos processos produtivos, abrangendo produtos e/ou serviços. Sendo assim, o profissional dessa área deve corresponder à procura da sociedade, de forma que o meio ambiente não seja afetado, e produzir lucros para a organização paralelamente.
Os engenheiros de produção estão contribuindo para a sustentabilidade energética de diversas formas, incluindo:
- Eficiência energética: desenvolvendo tecnologias e processos que reduzem o consumo de energia, como iluminação LED, isolamento térmico e sistemas de climatização eficientes.
- Energias renováveis: promovendo a integração de fontes de energia renovável, como solar, eólica e biomassa, aos sistemas de produção.
- Redução do consumo de materiais: trabalhando para reduzir o uso de materiais e recursos naturais nos processos de produção, o que também reduz o consumo de energia.
Nesse cenário, vale destacar a importância da implantação de sistemas de iluminação LED em diferentes ambientes, que pode reduzir em até 70% o consumo de energia elétrica local. A instalação de painéis solares em coberturas, por exemplo, reduzir a dependência de fontes fósseis pelas matrizes energéticas. No mais, o reaproveitamento de materiais na produção de novos produtos também reduz consumo de recursos naturais, além da geração de resíduos.
Veja Também: Piauí lança Megaprojeto de Hidrogênio Verde: um Marco na Engenharia Brasileira
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Os principais desafios enfrentados pelo engenheiro de produção
Engenheiros de produção contribuem para a sustentabilidade por meio de tecnologias e processos mais eficientes.
O setor energético recebe muita atenção do engenheiro de produção devido aos impactos negativos ocasionados no ecossistema e aos indivíduos. Isso acontece em consequência de projetos de grande dimensão, seja pelo desperdício ou pela ineficiência da produção e uso, característica do setor. Aliás, define-se eficiência energética como a habilidade de usar menos energia sem alterar a quantidade de iluminação, transporte, aquecimento e outros serviços fundamentados em energia.
A matriz energética brasileira e necessidade de mudanças
Diferencialmente da matriz energética, que utiliza combustíveis fósseis para produzir eletricidade, a matriz energética brasileira é alicerçada na hidroeletricidade. O cenário que requer a implementação de opções energéticas, com o intuito de modificar o modelo que provocou crescimento em outros momentos, mas não acarretou essencial desenvolvimento sustentável, em que é fundamental estimar as despesas ambientais e sociais.
Visando alcançar a sustentabilidade, uma conversão de valores é primordial, isto é, necessita-se de um modo distinto de produção e consumo, tendo em vista que todos dependem dos sistemas naturais. Para otimizar o modelo de vida social e gerar desenvolvimento, o engenheiro de produção sabe que não é necessário destruir o meio ambiente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os progressos necessários para a sustentabilidade global
Progressos gerenciais, institucionais, investigativos e tecnológicos precisam ser empregados para renovar, adicionar e efetuar as noções de sustentabilidade em todo o mundo, considerando que as complicações ambientais alcançaram uma escala global, a exemplo da redução da camada de ozônio e as mudanças climáticas.
Gestão de Processos e Eficiência Ambiental
Há muito tempo, os engenheiros de produção já reconheceram e atuam nessa área, sendo as limitações de sustentabilidade um dos grandes dilemas que envolve o trabalho desse profissional. São eles os responsáveis por elaborar e empregar métodos específicos para solucionar essas questões. Em alguns deles, como a análise do ciclo de vida do produto e certificações ambientais, esses profissionais têm tido um papel de destaque.
Novas oportunidades no setor de energia renovável
Os engenheiros de produção desempenham hoje um papel fundamental na criação de novos negócios no setor de energia renovável, como de fabricação de turbinas eólicas, painéis solares, baterias, bombas, e etc. Isso impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias e processos para geração, armazenamento e distribuição de energia. Ademais, otimiza processos de produção eficientes. E, por fim, reduz os cursos de produção de energia renovável, tornando-a mais acessível.
As oportunidades de negócios no setor de energia renovável estão crescendo rapidamente, e os engenheiros de produção estão bem posicionados para aproveitar essa tendência.
A Engenharia de Produção e a visão sistêmica na sustentabilidade
Ainda que essa área seja um ramo de atuação de outros profissionais, como engenheiros ambientais, a graduação em Engenharia de Produção contém uma visão sistêmica dos processos produtivos que possibilita atuar de modo diversificado, sobretudo nos problemas relativos à análise e desenvolvimento de interferências ambientais sistemáticas.
Esses dilemas são consequências das fases de elaboração e desenvolvimento de um produto ou serviço e seu uso. Os impactos ambientais poderiam ser impedidos com táticas adequadas para a diminuição durante o projeto de criação. Nesse cenário, o engenheiro de produção atua na análise da ligação entre o sistema produtivo e o meio ambiente, procurando empregar tecnologias mais limpas nesse processo e usar matérias-primas que visem a não poluição.
Você conhecia essa área de atuação do engenheiro de produção? Conta para a gente nos comentários!
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Samira Gomes
Engenheira de Produção formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); certificada como Yellow Belt em Lean Seis Sigma.