Engenharia 360

Gasolina sem petróleo e produzida em larga escala: será possível mesmo?

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/12/2022 | Atualizado em 28/02/2023 3 min
Imagem reproduzida de O Seu Jornal

Gasolina sem petróleo e produzida em larga escala: será possível mesmo?

por Redação 360 | 27/12/2022 | Atualizado em 28/02/2023
Imagem reproduzida de O Seu Jornal
Engenharia 360

Recentemente, autoridades chilenas, por meio do Ministério de Energia, juntamente aos representantes de empresas privadas - HIF Global, Porsche, Enel Green Power e Siemens Energy -, anunciaram uma grande novidade. Seria um modelo de planta integrada, a Haru Oni, para produção de um tipo de gasolina sem petróleo, parte dessa onde de e-combustíveis ou combustíveis verdes que já estão transformando a indústria ao nível global. A ideia é fazer o futuro mais sustentável, freando as mudanças climáticas. Saiba mais no texto a seguir!

gasolina sem petróleo
Imagem reproduzida de Click Petróleo e Gás

Sobre a primeira gasolina sintética produzida em larga escala no mundo

Esta inovadora gasolina sem petróleo, sintética, seria considerada uma das mais limpas do mundo entrando em operação. Transparente e com cheiro moderado de álcool. Capaz de substituir todos os combustíveis fósseis sem a necessidade de trocar os motores e a infraestrutura atuais. Sendo uma solução possível de ser implementada a curto prazo. Isso é usado, por exemplo, em carros, navios e aviões.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como é a estrutura de produção implantada no extremo sul do Chile

O projeto revolucionário chamado Haru Oni - que significa ventos fortes na língua dos indígenas chilenos - é um modelo de planta industrial, de mais alta tecnologia, implantada na cidade de Punta Arenas, no extremo sul do país, na região de Magallanes. Foram responsáveis pelo seu desenho a Siemens Energy, junto da startup chilena Highly Innovative Fuels (HIF) e de várias outras empresas internacionais. E a inauguração deste complexo, que começou a ser construído em 2021, aconteceu no dia 20 de dezembro de 2022, quando houve no local um teste de abastecimento de um tanque de um carro Porsche 911.

"Hoje não estamos inaugurando uma fábrica. Estamos inaugurando o nascimento de uma indústria, de um ecossistema que nos levará ao século XXII. Hoje damos um passo rumo ao futuro, que é responsabilidade de todos." - presidente da empresa proprietária da usina, a HIF Global, César Norton, em reportagem de Istoé Dinheiro.

Vale destacar que essa estrutura Haru Oni foi idealizada para produção de e-gasolina para carros, e-aviation fuel (SAF) e e-liquefied gas.

gasolina sem petróleo
Imagem reproduzida de MS NEWS

Veja Também: O que é o tal “Petróleo Branco”, grande aposta da Tesla, de Elon Musk?

Como seriam produzidos os e-combustíveis dentro desse modelo de projeto Haru Oni

O funcionamento desta fábrica instalada em Punta Arenas dependeria de uma turbina eólica capaz de gerar 3,4 megawatts de eletricidade, o necessário para o processo de eletrólise da água por meio do qual é produzido o H2 verde, que, combinado com o CO2 captado do ar, dá origem aos tais e-fuels. A saber, a planta deve produzir 130.000 litros de e-gasolina por ano, sem contar 350 toneladas de e-metanol. Mas o potencial de comercialização destes combustíveis está em fase de estudo, embora sejam ótimas as expectativas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Detalhe é que, para a produção, a fábrica utiliza o processo de eletrólise, que separa a água em oxigênio e hidrogênio. Depois são sintetizados os componentes com dióxido de carbono, gerando o metanol sintético. Com o processo de refino, a estrutura transforma o composto em gasolina. Resumindo:

Energia elétrica, água e CO2 = e-Metanol = gasolina neutra em carbono a partir da eletricidade, ou seja, eletro combustível ou combustível elétrico (e-Fuel)

Quais as principais vantagens da nova gasolina neutra ou combustível elétrico

  • Emite 90% menos CO2 na atmosfera que os de origem fóssil.
  • Não exige adaptações mecânicas dos veículos para ser utilizado.

A expectativa é que esse modelo de produção possa fazer 55 milhões de litros de e-gasoline até 2025 e 550 milhões de litros por ano até 2027. Isso representa combustível suficiente para mais de um milhão de pessoas dirigirem seus carros por quase um ano. E mais, o nordeste brasileiro está no radar das empresas para a próxima implantação do modelo Haru Oni. Vamos torcer os dedos!


Fontes: Istoé Dinheiro, CNN Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo