O Engenharia 360 tem uma novidade para compartilhar com você: os cientistas criaram uma nova bateria de lítio-enxofre de estado sólido (ASSLSB, na sigla em inglês) que pode ser carregada em apenas um minuto e durar mais de 65 anos sem perder a eficiência. Imagine não precisar mais se preocupar com o carregamento do seu celular ou carro elétrico! Ficção científica? Não, verdade! Saiba mais sobre o potencial dessa tecnologia e as implicações para o futuro da engenharia no artigo a seguir!

A descoberta revolucionária
Os cientistas descobriram recentemente que as baterias de lítio-enxofre (Li-S) podem ser uma alternativa promissora às tradicionais de íons de lítio. Isso porque elas teriam o potencial de armazenar mais energia por unidade de peso do que as baterias convencionais. Por um lado, o enxofre pode reagir inesperadamente durante ciclos de carga e descarga, levando à degradação do próprio dispositivo. Por outro lado, é um material considerado barato e amplamente disponível, o que reduziria custos de produção.
Então, é nessa questão do preço que está o “pulo do gato”! É que as baterias de íon de lítio, que hoje praticamente dominam o mercado, apresentam riscos de superaquecimento e ainda são caras para serem fabricadas. E se combinarmos enxofre com eletrólito sólido, temos como eliminar os possíveis problemas enfrentados. A saber, é o “recheio” das ASSLSB que impediram as reações indesejadas, permitindo um carregamento mais rápido e maior vida útil.
O funcionamento da nova bateria de lítio-enxofre
Segundo os cientistas, o segredo para o sucesso dessa nova bateria de lítio-enxofre seria o uso do eletrólito sólido feito de iodeto de lítio e tioborofosfato. O que acontece é que esse material não conduz íons com alta eficiência, mas impedem as reações químicas que degradam os dispositivos ao longo do tempo. Assim, esses dispositivos poderiam guardar energia por mais tempo e carregar em menos tempo, com mais de 25 mil ciclos de cargas e descarga garantidos.
All-solid-state Li–S batteries with fast solid–solid sulfur reaction https://t.co/Q9aJbJi7bk
— Battery Papers (@BatteryPapers) January 15, 2025
As possíveis aplicabilidades das baterias Li-S
Conforme as características descritas, as baterias Li-S poderiam ter diversas aplicações e revolucionar a engenharia. São possíveis exemplos:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Eletrônicos: Celulares e laptops com baterias que duram décadas sem precisar de substituição.
- Veículos Elétricos: Carros que carregam em segundos e podem rodar por anos sem troca de bateria.
- Energia Renovável: Armazenamento eficiente (em períodos de baixa demanda) para redes elétricas solares e eólicas.
O futuro da tecnologia de baterias
A pesquisa sobre a nova bateria de lítio-enxofre foi publicada originalmente na renomada revista científica Nature, destacando bem a questão da adição de eletrólitos sólidos e o aumento da eficiência geral. O artigo fala ainda que há desafios a serem superados antes que a tecnologia possa ser adotada em larga escala, competindo com o que já existe no mercado. Por exemplo, o peso do dispositivo, que pode limitar sua aplicação em aparelhos portáteis; e a estabilidade do catodo para uso mais prolongado.
Quando tudo isso for finalmente resolvido, talvez possamos dar adeus às recargas diárias e desperdícios de baterias descartáveis (incluindo pilhas). A pesquisa continua avançando! Iniciativas como a parceria entre a Stellantis e a Zeta Energy visam desenvolver essas baterias para veículos elétricos até 2030. Assim, o futuro da energia parece ser promissor - eficiente, sustentável e duradouro!
Veja Também: Brasil terá a primeira produção de baterias de lítio-enxofre
Fontes: Olhar Digital.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.