Imagina trabalhar com cultivo e colheitas. Claro que existem profissionais que lidam com isso no Brasil. Afinal, nosso país é um dos maiores produtores do mundo - inclusive muitas vezes sendo considerado o celeiro do mundo. Geralmente, aqui dentro da nossa sociedade ouvimos falar da atuação dos agricultores. Mas e quanto àqueles que atuam com Engenharia de Horticultura, você sabe? Bem, é isso que explicamos no texto a seguir!
O que é Engenharia de Horticultura?
Profissionais da área da Engenharia de Horticultura são poucos no Brasil. É preciso esclarecer que o engenheiro agrônomo trabalha com a terra, auxiliando nas lavouras. Mas o engenheiro de horticultura se dedica aos hortifrutigranjeiros, plantas medicinais, ornamentais e aromáticas ou de condimentos. E ainda pode se dedicar à silvicultura. E disso tudo, é um personagem importante em todas as fases da produção - do plantio à comercialização da safra.
Como é a faculdade de Engenharia de Horticultura?
O curso de Engenharia de Horticultura dura cerca de cinco anos. Mas ele é relativamente novo no Brasil; as primeiras turmas se formaram há somente duas décadas, pela Universidade do Contestado, Santa Catarina. Nos primeiros módulos, a formação básica é voltada às disciplinas de matemática, química, física, estatística e informática. Depois, entram em cena as disciplinas profissionalizantes, como topografia, construção rural, irrigação e drenagem de terras. E, por fim, ainda são oferecidas disciplinas ligadas à Agronomia, como manejo e conservação de solos, fisiologia vegetal, e fitopatologia.
Como é o mercado de trabalho para Engenharia de Horticultura?
O primeiro passo no mercado de trabalho do engenheiro de horticultura é o estágio - obrigatório no curso. Depois, o graduado em Engenharia de Horticultura pode trabalhar com:
- Gerenciamento da produção, transporte, manuseio e armazenamento de frutas;
- Pesquisa de remédios fitoterápicos;
- Desenvolvimento de projetos para plantio e comercialização de plantas medicinais e flores, incluindo preparo de terreno, seleção de sementes e determinação de espécies a serem plantadas;
- Desenvolvimento de projetos para plantio e colheita de hortaliças, incluindo preparo de terreno, conservação de solo, aplicação de adubos e controle de doenças e pragas;
- Desenvolvimento de projetos de reflorestamento e exploração de madeira, incluindo plano para preservação da fertilidade do solo e seus recursos naturais.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.