Everett é uma cidade localizada no estado de Washington, nos Estados Unidos. É lá onde foi construído a maior fábrica de avião do mundo, chamada Boeing Everett Factory, também considerada o maior edifício industrial do globo. Porém, vale destacar que a história da presença da Boeing em Everett remonta a um período que precede a construção da fábrica atual.
Definitivamente, essa obra impulsionou a modernização da tecnologia de motores na aviação. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
História da maior fábrica de avião do mundo
Nas proximidades desta área, que antes pertencia ao Exército dos Estados Unidos, a empresa já possuía instalações que davam suporte à montagem de produtos utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, como B-17. Décadas depois, em 1966, a Boeing adquiriu o terreno e construiu finalmente a Boeing Everett Factory, que foi inaugurada um ano depois, já desafiando os padrões de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Industrial e Engenharia Aeronáutica da época.
Construção da fábrica
A construção desse edifício colossal foi mesmo uma grande façanha para a Engenharia. Sua arquitetura é bastante imponente, com enormes vigas de aço. Então, era de se esperar que a construção demorace. Porém, tudo foi erguido em impressionantes 16 meses. Assim surgiu uma das maiores estruturas fabris do mundo, o maior edifício do mundo em termos de volume, com 400.000 metros quadrados de área. Hoje, é parte importante da história da evolução da aviação e da engenharia global.
Veja Também:
Fim de uma era: Boeing 747 se despede e deixa de ser produzido nos EUA
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Capacidade e produção da Boeing Everett Factory
Logo depois da inauguração da Boeing Everett, em 1967, já começaram a chegar os primeiros trabalhadores. Ao longo dos anos, as instalações foram expandidas para a produção de mais e mais aeronaves. Agora, a capacidade total de volume é de 13.385.378 metros cúbicos. São aproximadamente 30 mil pessoas trabalhando no local.
Infraestrutura e serviços
Inicialmente, a produção da Boeing Everett Factory se concentrava na produção das aeronaves 747. Agora, a fábrica produz várias aeronaves, incluindo ainda o 747, bem como os modelos 767, 777, 787 e o 777X.
Veja Também: As gigantes da indústria: as maiores fábricas do mundo
Dentro do campus da Boeing Everett Factory, há a zona de fabricação, escritórios administrativos, salas de treinamento, áreas de estacionamento e até uma estação de trem para transporte de peças e materiais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Trabalham nesses setores equipes diversas, como especialistas em montagem, tarefas de certificação, segurança, proteção de aeronaves, entre outras. Além disso, o local conta com serviços como corpo de bombeiros, segurança, cafés, restaurantes, creches, ginásios e até um museu de aviação, centro educacional e visitas guiadas para os visitantes no Future of Flight Aviation Center.
Mais do que uma fábrica
Enfim, a Boeing Everett Factory é um marco da Engenharia e da aviação mundial. Sua grandiosidade, capacidade de produção e história fascinante a tornam um local único e imperdível para os amantes da aviação.
Se você deseja se aprofundar no universo da Boeing e de seus aviões, visite o Future of Flight Aviation Center, um centro educacional e turístico dentro da fábrica. Lá você poderá conhecer mais da história da empresa, os modelos de aeronaves já produzidos e os projetos futuros.
Veja Também:
Fontes: ING Brasil.
Imagem de Capa: Imagem de Jetstar Airways em Flirck
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.