Vai construir ou reformar uma casa? Então, o Engenharia 360 vai lhe passar algumas dicas! Vamos conversar sobre as muitas formas de fazer – com mais ou menos complexidade – assentamento de pisos de madeira, tijolinhos, pedra, chapas de pedra e cerâmica. Que tal exercitar a sua criatividade? Conhecendo estes padrões e tendo o mínimo de habilidade e capricho já será possível realizar um bom trabalho de execução de paginação!
Pisos de madeira
Vamos começar pelos pisos de madeira. No passado, era mais comum que salas e dormitórios de casas e apartamentos tivessem o piso revestido de parquet. Hoje, isso já não se usa mais em projetos de arquitetura de interiores. Claro que você poderá ver algo assim ainda em imóveis antigos, inclusive reformados. Por exemplo, desenhos como em formato quadrado, com tiras ora em pé ou deitado, tipo ‘dama’.
Agora, além dos tabuões de madeira, são utilizados bastante os pisos laminados. Os mesmos são instalados peça por peça. E há dois desenhos que vão se repetir mais nos projetos. Primeiro o de ‘amarração’, em linhas retas – sentido vertical ou horizontal -, mas em forma assimétrica, dando a impressão de que os ambientes são mais longos. Segundo, o tipo ‘diagonal’, dando a impressão de que os cenários são mais dinâmicos.
Pisos de tijolinhos e plaquetas de pedra
Pisos compostos de peças menores ficaram fora da moda por muitos anos, caindo em desuso. Contudo, voltaram para as propostas de arquitetura contemporânea. Agora não mais com o parquet, mas com materiais como tijolinhos e plaquetas de pedra. Porém, as novas tendências repetem os mesmos desenhos para cobertura de piso e paredes. Por exemplo, ‘espinha de peixe’, com peças em formato retangular formando um ‘V’. Ou ‘escama de peixe’, formando um ângulo reto ao invés de ‘V’. Por fim, em ‘diferentes tamanhos’, para uma paginação mista.
Veja Também:
Pisos de chapas de pedra e cerâmica
Mais uma vez, a ‘escama de peixe’ é um desenho possível de ser feito, se as peças utilizadas forem retangulares. Mas há muito mais opções. Listamos as mais conhecidas e reproduzidas:
- Tradicional: peças lado a lado, a paginação mais comum – podendo também seguir em sentido diagonal.
- Tabuleiro de xadrez: quase igual ao modelo anterior, mas alternando as cores das peças – entre claro e escuro.
- Amarração: popularmente conhecido como “mata junta”, irregular, com peças desencontradas – um desenho que, aliás, é comum em alvenarias de tijolinhos.
- Dama: quase igual ao modelo tradicional, mas com desenhos ora em sentido vertical e ora na horizontal, alternados assim como no desenho de tabuleiro de xadrez.
- Mosaicos: podendo assumir vários desenhos diferentes quando é possível utilizar peças de tamanhos diferentes – como uma peça pequena entre quatro grandes –, mas precisando de auxílio de um profissional mais capacitado para se chegar a um resultado satisfatório.
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.