Adutoras de engate rápido (AER) são uma solução encontrada para levar água potável à população de regiões do Nordeste brasileiro com rapidez, facilidade e durabilidade.
Essas adutoras são equipamentos de infraestrutura hidráulica que tem por finalidade aduzir (conduzir) a água até longas, médias e curtas distâncias pré-determinadas na fase de projeto, que antecede a execução de sua instalação.
Etapas de execução de instalação das adutoras de engate rápido
1. Instalação
A instalação das tubulações de engate rápido deve ser aérea, sobre suportes estáveis, com altura mínima recomendável do solo de 150 mm.
2. Loalização
A localização dos suportes é estabelecida em função do vão máximo admissível para os tubos. Essa localização pode sofrer pequenas variações para atender situações particulares durante a montagem. Nos sistemas tubulares unidos através de acoplamentos mecânicos flexíveis, deve-se utilizar pelo menos um suporte por tubo. Esse suporte deve estar situado a uma distância “L” entre 300 e 600 mm da extremidade do tubo.
3. Suportes
Os suportes podem ser de diferentes materiais e formas, incluindo:
- Base de concreto com laterais em vergalhão de aço
- Berço de concreto
- Berço metálico
- Viga de madeira
- Viga de madeira com cunha (recomendado)
Esses Sistemas Adutores são de rápida instalação, fáceis de manusear e duráveis. Oferecem diâmetros e materiais que se adéquam às vazões de dimensionamento/projeto que se deseja.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Vantagens das adutoras de engate rápido
Esses sistemas adutores oferecem vantagens significativas:
- Rápida instalação
- Fácil manuseio
- Durabilidade
- Disponibilidade em vários diâmetros e materiais, adequando-se às necessidades de vazão do projeto
Uso de adutoras de engate rápido no Brasil
Adutoras desse tipo têm garantido acesso à água para milhares de pessoas no Nordeste Brasileiro, e as obras são geralmente executadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas/DNOCS, órgão especializado com mais de 100 anos de atuação com infraestrutura hídrica.
Veja Também: Construção de barragens: como e por onde começar?
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO