Piscina cheia e limpa no verão é sinônimo de diversão (com segurança) garantida! Pensando nisso, o Engenharia 360 resolveu desenvolver esse artigo Especialmente Para te ensinar como realizar o tratamento físico de piscinas.
Antes de tudo, verifique as condições da água da piscina da sua casa, se a sujeira e manchas no revestimento. Retire as folhas, insetos e outros resíduos maiores com uma peneira. O que estiver preso no fundo, escove com um escovão. Já o que ficar boiando poderá ser removido com auxílio do sistema de skimmer ou coadeira. Descubra mais a seguir!
O que é skimmer?
Dois componentes são necessários para realizar o tratamento físico de piscinas: filtro e skimmer. Este último faz relação com o sistema de circulação de água que passa por dentro do filtro. Tal movimento constante permite a oxigenação do líquido. Qualquer partícula ficará retida no filtro e a água devolvida através do abastecimento interno será então limpa e cristalina.
Vale destacar que o skimmer também pode apresentar um sistema para captar a água da chuva; mas sua principal função é mesmo realizar a pré-filtragem da água, retendo folhas, poeiras e insetos da superfície. Este tem uma boca de captação de cerca de 20 x 25 cm, com uma cesta removível na parte interna - por isso que também é chamado de coadeira.
O critério para a instalação do skimmer é o nível de água determinado para piscina. Então, durante o seu uso, é aconselhável que o filtro seja mantido ligado e que seu próprio registro fique aberto para manter a água limpa.
Como ocorre o funcionamento do filtro de piscina?
Quando o motor da piscina é ligado, o filtro é acionado. A água é então sugada para dentro do sistema, onde passa por uma cápsula de areia que retém a sujeira. Esse processo deve ser repetido periodicamente e, para que tudo funcione bem, recomenda-se que a areia do filtro seja trocada a cada dois ou três anos de uso. A verificação é simples. se ela estiver alta dentro do compartimento é sinal de que está saturada.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Mas tem um jeito de prolongar a vida útil da areia do filtro da piscina, que é girar o comando do motor para a ‘retrolavagem’. Assim o sistema deve limpar parte da sujeira acumulada no processo de filtragem, descartando-a pela tubulação de esgoto. Depois dessa etapa, segue o momento da pré-filtragem que compacta a areia e devolve a limpeza da sujeira acumulada na válvula do filtro. Assim, o sistema está pronto para a filtragem outra vez!
O esquema de motor da piscina ainda oferece o comando de drenagem completa ou parcial da água. E também o recircular, ideal para misturar os produtos químicos na água de forma homogênea.
Bônus | Como realizar o tratamento químico de piscina?
O tratamento físico ajuda a remover impurezas da água das piscinas, porém não elimina bactérias e outros organismos vivos que possam afetar nossa saúde. Só depois do tratamento químico é que ela realmente estará própria para banho!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O modelo mais comum adotado por especialistas é o cloro (o hipoclorito de cálcio, de cloro e o tricloro são os mais usados). O índice de PH deve indicar a qualidade da água. Essa avaliação pode ser feita com um kit vendido em lojas do ramo. A saber, o índice de PH ideal para piscinas deve ficar entre 7,2 e 7,6. Acima disso, a água pode causar irritabilidade de pele, olhos e mucosas - além de prejudicar a eficiência do cloro. Já o PH correto garante conforto dos banhistas e proteção dos equipamentos metálicos. A correção pode ser obtida com o redutor ou elevador de PH.
Veja Também: Conheça os 5 tipos diferentes de tratamento de piscinas
Fontes: Revista Construção do Começo ao Fim, Ed. Casa Dois, Ano 11.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.