Engenharia 360

Universidade Brasileira desenvolve Game de Realidade Virtual para Tratamento do TDAH

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/09/2024 3 min
Imagem de Freepik

Universidade Brasileira desenvolve Game de Realidade Virtual para Tratamento do TDAH

por Redação 360 | 09/09/2024
Imagem de Freepik
Engenharia 360

TDAH é sigla para 'Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade', uma condição neuropsiquiátrica que afeta milhões de crianças e jovens em todo o mundo. Caracteriza-se por dificuldades em manter a atenção, hiperatividade e impulsividade, o que tende a impactar a vida escolar, social e familiar dos afetados. O tratamento tradicional é medicamentos e terapias, mas os cientistas estão apostando agora também em realidade virtual. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

realidade virtual
Imagem reproduzida de RBS via G1

A inovação da UFRGS e Hospital de Clínicas

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, iniciaram estudos para avaliar os benefícios do uso de jogos de realidade virtual no tratamento de TDAH. O projeto, parte do Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (ProDAH), foca em adolescentes de 12 a 17 anos que não estejam tomando medicamentos para a condição. Assim surgiu o jogo "Move Sapiens", que combina tecnologia game e modelos de exercícios físicos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

realidade virtual
Imagem reproduzida de RBS via G1

Veja Também: Games no exercício do planejamento de engenharia em 3D

O jogo de realidade virtual "Move Sapiens"

O desenvolvimento do jogo "Move Sapiens" se baseou totalmente em evidências científicas, mas, ao mesmo tempo, oferece uma abordagem divertida e envolvente de tratamento para o TDAH. O mesmo simula uma disputa de boxe com robôs em um cenário futurista. E com a realidade virtual, a experiência é realmente imersiva, desafiando o cognitivo do jogador e o estimulando a realizar exercícios aeróbicos de alta intensidade - cada golpe desfere uma pontuação.

Aliás, a realidade virtual (com direito a controles e óculos) foi utilizada neste caso como um meio de atrair e engajar melhor os adolescentes a tratar o TDAH, um público naturalmente conectado à tecnologia.

realidade virtual
Imagem de fxquadro em Freepik

Vale destacar que o principal objetivo do "Move Sapiens", com todos os seus estímulos visuais, é motivar o jogador, prender a sua atenção e fortalecer seu foco e função executiva. Durante o jogo, os participantes enfrentam adversários, desviam de bolas de fogo e contra-atacam, acumulando pontos com base na sua intensidade e precisão de movimentos. Assim, os adolescentes desenvolvem habilidades que impactam positivamente sua vida cotidiana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Resultados e expectativas

Os pesquisadores da UFRGS e do Hospital de Clínicas desejam recrutar pacientes para realização de testes até dezembro; então, no próximo ano, eles devem fazer análises de desempenho. Nesse processo, o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) tem disso fundamental para dar andamento no estudo sobre a eficiência metabólica e segurança do jogo.

No futuro, será preciso fazer a validação do "Move Sapiens", garantindo que o jogo é mesmo eficaz em adolescentes com TDAH. Por hora, os resultados já obtidos em experimentos foram promissores. Um dos participantes ficou tão animado com a brincadeira que decidiu começar a praticar boxe na vida real após a experiência no game. A resposta positiva só comprova que a realidade virtual poderá ser considerada, enfim, uma ferramenta de tratamento.


Fontes: G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo