O Excel, ferramenta do Microsoft Office, ainda levanta debates entre estudantes e profissionais de engenharia sobre sua real utilidade no dia a dia da profissão. No entanto, este artigo do Engenharia 360 vem para defender, com bons argumentos, por que engenheiros e engenheiras devem dominar o Excel como parte essencial de sua caixa de ferramentas.

excel na engenharia
Imagem reproduzida de office365.com

Excel como ferramenta indispensável no dia a dia da engenharia

No universo da engenharia, a objetividade e a praticidade são características essenciais. Não é incomum vermos engenheiros sendo chamados de “calculadoras ambulantes”, sempre prontos para resolver problemas com agilidade — até mesmo em um guardanapo. No entanto, a busca por soluções rápidas não deve ser confundida com desorganização.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É aí que entra o Excel como aliado na organização de dados e na estruturação de cálculos. Embora muito associado a setores financeiros, o programa tem um potencial enorme para otimizar rotinas da engenharia.

Organização de dados

Ferramentas como o Excel permitem uma organização estratégica de dados e estrutura de cálculos. Essa aplicação é, em geral, associada aos profissionais de áreas gerenciais e financeiras, mas não devem se direcionar única e exclusivamente a eles.

Engenheiros, engenheiras e aspirantes a trabalhar com engenharia precisam ter uma versatilidade imensa para lidar com os desafios de forma assertiva e calculista (trocadilho intencional) e o uso de ferramentas como Microsoft Office Excel não deve ser visto como preciosismo ou perda de tempo, muito pelo contrário: trata-se de uma alternativa para deixar os dados estrategicamente organizados e as etapas de cálculo bem definidas. Isso poupa esforços futuros em que contas similares devem ser feitas.

Visualizações gráficas no Excel

Tudo fica mais confiável e impactante quando é apresentado graficamente. Cabe, portanto, citar como outra vantagem do Excel a facilidade em gerar gráficos rapidamente, apresentando linhas de tendência e ajustes, sem que a gente precise migrar para programas estatísticos mais robustos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E layout clássico tomado como “batido” não é desculpa para evitar os gráficos do Excel. Um pouquinho mais de detalhe na edição dos gráficos permite ajustar a apresentação deles para suas preferências, dando identidade para o que é descrito graficamente, de forma que você pode, em um ou dois cliques, fugir das cores-padrão.

Compatibilidade universal

Não há como negar que o mundo todo conhece as planilhas de Excel como formato clássico e as aplicações em nuvem em geral aceitam importar e também exportam arquivos nas extensões .xls e .xlsx. A universalidade desse formato é uma vantagem tamanha e um indicativo de outra vantagem associada ao domínio do Excel.

Nesse sentido, conhecer e utilizar com maestria as funcionalidades de um programa como Excel é fundamental no cotidiano de engenheiros e engenheiras. Além disso, pode promover destaque na hora de participar de algum processo seletivo, quando você apresenta “domínio do pacote Office” com assertividade e segurança e não como uma linha qualquer.

Excel como diferencial em processos seletivos de engenharia

Dominar o Excel não é apenas útil para o dia a dia – é também um grande diferencial em processos seletivos. Saber usar o Excel com confiança e ir além do básico do “pacote Office” pode chamar atenção de recrutadores e abrir portas para oportunidades profissionais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para engenheiros e engenheiras, o Excel é mais que uma planilha: é uma ferramenta estratégica. Desde cálculos automatizados até relatórios com visual impactante, o domínio do Excel na engenharia representa agilidade, organização e assertividade.


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Kamila Jessie

Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Mestre em Ciências pela mesma instituição; é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) com período sanduíche na University of Ottawa, no Canadá; possui experiência em tratamentos físico-químicos de água e efluentes; atualmente, integra o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) do Instituto de Física de São Carlos (USP), onde realiza estágio pós-doutoral no Biophotonics Lab.