Em 2018, o mundo passou a conhecer o Louvre Abu Dhabi, a primeira sede do famoso e maior museu de arte do mundo fora da França. Sua construção foi iniciada em 2009, através do trabalho da empresa espanhola Sanjose, junto das companhias locais Arabtect e Oger Abu Dhabi - e com o financiamento do próprio Emirados Árabes Unidos. O Engenharia 360 compartilha detalhes dessa construção no artigo a seguir. Confira!
Construção do novo Louvre fora da França
O local escolhido para a implantação do novo Louvre é uma área de quase noventa mil metros quadrados localizada em uma ilha no Golfo Pérsico, no distrito de Saadijat Island. A construção é vizinha do novo Museu Guggenheim – que também foi projetado por Frank Gehry -, e do Nacional Zayed – de autoria do escritório Foster and Partner. O objetivo é que seja mantido como uma “cidade museu”.
Só no Louvre Abu Dhabi serão continuamente exibidos trabalhos de artistas como Leonardo da Vinci, Claude Monet, Édouard Manet, Henri Matisse, Paul Gauguin e Andy Warhol. Tudo é muito diferente do que se vê pelo mundo árabe. Esse museu prega uma mensagem de tolerância, divulgando as ideias de diferentes culturas existentes ao longo da história. Enfim, através de peças da antiguidade à contemporaneidade, são traduzidas todas as fases da humanidade.
As características da arquitetura do Louvre Abu Dhabi
O novo Louvre Abu Dhabi foi projetado pelo arquiteto Jean Nouvel. Seu design foi inspirado nas formas surgidas quando a luz do sol atravessa as folhas de uma palmeira. As tramas resultantes lembram muito os telhados no Oriente Médio.
Em verdade, trata-se de uma combinação delicada entre a contemporaneidade e as tradições dos povos locais. É a a tradução do desejo do profissional - e do acordo que foi assinado entre o governo francês e do emirado – de criar uma obra universal, onde diversas culturas possam ser apresentadas juntas.
"O que está aqui em jogo é profundamente diferente, porque não temos nada de mais urgente que promover a cultura e a beleza. Aquilo que, segundo nós, exprime o grau mais elevado da humanidade." - Emmanuel Macron, presidente da França.
A inspiração de Jean Nouvel
Nouvel desenhou uma cobertura para o edifício do museu Louvre Abu Dhabi que virou, por si só, uma peça de arte. Ela foi baseada nos mistérios da luz, da geometria, do movimento e da descoberta da mente; e ainda é muito bem integrada à paisagem. Inclusive, seu efeito nos interiores foi como assim chamado, de uma "chuva de luz".
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O designer criou um visual aconchegante, adequado à reflexão e à calma dos visitantes. Mas a estrutura de sua obra como um todo visa mesmo à sustentabilidade. E é essa soma que tem rompido com a concepção estética adotada pela maioria das instituições mundiais, o que surpreende os críticos.
"É bastante incomum encontrar um arquipélago construído pelo homem”, “É ainda mais incomum ver que ele é protegido por um guarda-sol que cria uma chuva de luz." - arquiteto francês Jean Nouvel.
A grande estrutura do Louvre Abu Dhabi
A estrutura do Louvre Abu Dhabi impressiona. Dois terços do seu edifício estão cobertos por um grande domo branco. Ele tem cerca de 180 metros de diâmetro e 29 metros de altura. É translúcido, feito com encaixes metálicos e sustentado por quatro pilares.
Estudos iniciais levaram os projetistas a fazerem uma abordagem geodésica com desenhos triangulares. Depois, eles partiram para uma abordagem mais ortogonal, com uma grade quadrada. Mas, por fim, acabaram optando por uma união entre as duas formas.
Veja Também: O que podemos aprender com as cúpulas geodésicas do deserto de Wadi Run
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A cobertura do Louvre Abu Dhabi
O resultado da investigação de Jean Nouvel e sua equipe é um padrão bastante complexo. Ele é formado por quase oito mil estrelas, repetidas em tamanhos e ângulos diversos, e sobrepostas em oito camadas diferentes.
A enorme casca, que parede flutuar quando vista de longe, forma esse grande abrigo fresco. E sua arquitetura genial não para por aí! Ela é rodeada por cinquenta e cinco construções individuais. Todas são de geometrias muito simples. E cada uma é dedicada a um uso distinto.
O incrível conjunto do Louvre Abu Dhabi é feito em cimento, aço e vidro - só a cobertura é quase tão pesada quanto a Torre Eiffel. Durante o dia, mesmo sob intensos raios de sol, cria-se um espaço amplo de sombra. Todas as zonas de exposição estão organizadas em 23 galerias. Há ainda ambientes voltados às crianças, um auditório e um centro de pesquisas. Muitos de seus volumes estão conectados por passarelas. Isso porque, ao redor do museu, há várias piscinas. Ou seja, o uso do elemento água é um dos maiores destaques desta obra.
Nos vídeos logo abaixo, acompanhe as etapas de construção do museu projetado pelo arquiteto Jean Nouvel:
Para finalizar, vale destacar que o projeto do Louvre Abu Dhabi, de Jean Nouvel, já ganhou vários prêmios internacionais. Primeiro, em 2015, o Prêmio de Desenho de Identidade, na categoria ‘Projeto do Futuro’. Depois, em 2017, na categoria ‘Projeto Proeminente dos Emirados Árabes Unidos’. E, no mesmo ano, o Prêmio European Steel Design Award.
Fontes: Gazeta do Povo, Casa Claudia, Arcoweb, ArchDaily.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.