Engenharia 360

Explorando a Engenharia do Estádio Yves-du-Manoir para as Olimpíadas 2024

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/05/2024 3 min
Imagem reproduzida de Olympics

Explorando a Engenharia do Estádio Yves-du-Manoir para as Olimpíadas 2024

por Redação 360 | 02/05/2024
Imagem reproduzida de Olympics
Engenharia 360

A vibrante Paris se prepara para as Olimpíadas 2024. E um dos endereços dos jogos é o histórico Estádio Yves-du-Manoir, no coração da capital francesa, que sempre inspirou gerações de atletas e fãs. Ele foi totalmente reformado, resgatando sua glória do passado, mas com um olhar no futuro do esporte, muito bem adaptado às necessidades modernas. Sua reinauguração foi um momento importante, reafirmando o compromisso do país com o evento. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

Olimpíadas 2024
Imagem reprodução via CNN Brasil

A história do Estádio Yves-du-Manoir

O Estádio Yves-du-Manoir encontra-se em uma região privilegiada de Paris, na zona de Colombes. Ele foi construído em 1907. Cerca de duas décadas depois, este era o palco da abertura dos Jogos Olímpicos de 1924. Naquela época, foi utilizado como "Vila Olímpica" - a primeira na história -, recebendo atletas de todo o mundo. Desde então, o estádio presenciou momentos inesquecíveis. Isso inclui a final da Copa do Mundo de 1938, consagrando a Itália como bicampeã mundial, e provas de atletismo, ciclismo e hipismo, além de partidas de futebol e rugby.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aliás, além de Wembley, só o Yves-du-Manoir recebeu duas Olimpíadas de Verão e uma final de Copa do Mundo. Além disso, o estádio homenageia figuras como Yves-du-Manoir, um dos grandes jogadores da história do rugby francês.

Olimpíadas 2024
Imagem divulgação Prefeitura de Colombes reprodução via Mais Esportes

Então, mesmo depois de um século, o Yves-du-Manoir tem a chance de ser mais uma vez um dos símbolos do esporte. A preservação de sua arquitetura permite uma renovação do espírito olímpico. E mesmo depois que as Olimpíadas 2024 chegarem ao fim, esta construção fará parte da herança olímpica.

A reinauguração para as Olimpíadas 2024

Em 19 de março de 2024, o Yves-du-Manoir foi oficialmente reinaugurado. Foram dois anos de reformas e mais de 100 milhões de euros gastos para renovar suas instalações e revitalizar sua conexão com a comunidade local. Agora finalmente o estádio está pronto para receber os jogos de hóquei sobre a grama das Olimpíadas 2024 (ou XXXIII Olimpíada de Paris). A inspiração dos projetistas foi justamente o esporte, a celebração da experiência humana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois da competição, esta será a nova sede da Federação Francesa de Hóquei, promovendo o esporte e incentivando a participação da comunidade local. Ou seja, um presente de Paris para a comunidade de Colombes e arredores, uma iniciativa considerada sustentável.

Olimpíadas 2024
Imagem de Marcio Arruda reprodução de Mais Esportes

A Paris 2024 rumo ao futuro

Graças a última renovação arquitetônica, rica história, aliada às novas instalações e ao compromisso com a comunidade, o Estádio Yves-du-Manoir pode continuar a inspirar designers, engenheiros e esportistas de todo o mundo. Este local icônico também inspira o futuro do movimento de amor e superação. É uma linda combinação de celebração da paixão pelo esporte, da união entre os povos e da perseverança do espírito competidor.

Olimpíadas 2024
Imagem reproduzida de Olympics

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: O Antagonista, CNN Brasil, Lance - Mais Esportes.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo