Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Eólica fica de fora do A-5

por Thiago Freire Brum | 06/05/2013
Copiado!

Turbina_Eólica_Blog_da_EngenhariaO Ministério de Minas e Energia (MME) publicou nesta sexta-feira (03/05) as diretrizes para a realização do leilão A-5, que visa contratar energia elétrica para fornecimento a partir de 2018. A grande expectativa era que o governo autorizasse novamente a participação de usinas a carvão mineral, que foi confirmada. No entanto, a eólica – que participou das duas ultimas licitações do tipo – acabou ficando de fora, frustrando a expectativa da fonte dos ventos.

“Esperávamos participar do A-5. Falamos para EPE (Empresa de Pesquisa Energética) que era importante, pois com a restrição de empreendimentos no A-3, o A-5 serviria como um sinalizador de novas linhas”, lamentou a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Melo. Apesar da notícia, Elbia diz que mesmo assim é possível vender 2GW eólicos este ano. “Vai depender muito da demanda do A-3 e do leilão de Reserva.”

Particularmente, fico muito descontente com a notícia. É crescente e notável o investimentos dos países em geração  de energia utilizando os ventos e o país continua estagnado no que diz respeito a incentivos para a produção nacional.

E você, o que pensa sobre a decisão do Ministério de Minas e Energia? Deixe sua opinião nos comentários. 😀

Copiado!

Comentários