Os engenheiros costumam apresentar mais facilidade no ramo de análises financeiras e econômicas, além de ter um grande potencial para raciocínio lógico e capacidade de solucionar problemas.
Segundo a revista EXAME (2013): Pesam na decisão de migrar para o segmento financeiro fatores como melhor remuneração, plano de carreira acelerado, status e possibilidade de continuar morando nos centros urbanos.
Além da graduação é preciso passar por alguns exames específicos, de acordo com a área que quer trabalhar.
Certificação
A ANCORD oferece direcionamento técnico e jurídico e é a única entidade autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a credenciar e certificar os Agentes Autônomos de Investimento no país.
O Programa de Certificação da APIMEC é um programa de qualificação para profissionais de investimentos orientados para os mercados financeiro e de capitais no Brasil. A certificação está dividida em três categorias: CNPI para o analista fundamentalista, CNPI-T para o analista técnico e CNPI-P para o analista pleno (fundamentalista e técnico).
A ANBIMA é o principal órgão certificador dos profissionais que trabalham nessa área.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
ANBIMA CPA-10
É destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento.
ANBIMA CPA-20
É destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.
CEA
Certifica profissionais que assessoram os gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos.
CGA
Tem objetivo de certificar os profissionais que fazem gestão de recursos de terceiros de veículos de investimentos. Isso inclui aqueles que atuam na gestão de recursos de terceiros e que têm alçada/poder de compra e de venda dos ativos financeiros das carteiras destes veículos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
É um grande desafio o processo de escolher um caminho profissional, por isso, para ter sucesso é necessário se atualizar constantemente, seja com notícias do mercado, cursos, certificações ou conversar com profissionais do setor.
Além do mais, certifique-se de que possui gosto, capacidade analítica e disponibilidade para lidar com um mercado tão cheio de altos e baixos como o financeiro.
Leia também: Por que educação financeira é importante para Engenharia?
Comentários
Andreza Ribeiro
Graduando em Engenharia de produção, possui certificado em Business English realizado em Toronto na Stafford House Internacional. Interessada em Gestão, Finanças e Inovação, além de ser apaixonada em astronomia e viajar o mundo.